Apucarana

Pandemia da Covid-19 completa dois anos no Brasil

Em Apucarana, o primeiro caso confirmado do vírus ocorreu em abril de 2020

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Pandemia da Covid-19 completa dois anos no Brasil
fonte: Pixabay

Há dois anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava pandemia por causa da rápida expansão do coronavírus pelo mundo. Na época, o Brasil registrava 69 pacientes infectados pela Covid-19. De lá para cá, o número só aumentou e atualmente, o país contabiliza cerca de 29. 3 milhões de casos e 654 mil mortes pela doença.

continua após publicidade

No dia 12 de março de 2020, o Paraná confirmava os seis primeiros casos do novo coronavírus. Atualmente, o estado soma mais de 42 mil óbitos causados pela doença. Em Apucarana, o primeiro caso foi registrado em abril. O primeiro paciente foi um homem de 43 anos, que acredita ter contraído a doença no município, pois não viajou para outros países e não recebeu pessoas de outros estados em sua casa. 

Na época, ele contou à equipe do TNOnline, que percebeu os primeiros sintomas no dia 25 de março. Primeiro febre, depois tosse seca, e sentiu que o olfato e paladar estavam diferentes. Após alguns dias em isolamento, recebeu a notícia que haviam testes em um laboratório particular. Profissionais da saúde foram até a casa dele, coletaram material e o resultado do exame chegou no dia 9 de abril, confirmando a Covid-19.

continua após publicidade

O resultado do exame saiu 15 dias depois que o apucaranense apresentou os primeiros sintomas. O paciente se recuperou após passar alguns dias em isolamento junto da filha e da esposa. Apucarana segue com 545 mortes e soma agora 33.433 diagnósticos positivos do novo coronavírus desde o começo da pandemia.