Apucarana

Pandemia altera celebrações na Catedral; confira os horários

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Na manhã desta quinta-feira (1º), os padres da Diocese de Apucarana e o Bispo Dom Carlos José de Oliveira participam de uma celebração na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Nesta missa serão abençoados os óleos, e os padres vão levar às respectivas paróquias para unção dos fieis.

continua após publicidade

As celebrações da Semana Santa pela Igreja Católica neste ano estão acontecendo com diversas restrições por conta da pandemia. Rituais tradicionais como o lava-pés e procissões não serão realizadas em Apucarana. As missas terão duração máxima de 30 minutos, e serão realizadas com mais opções de horários para evitar que as igrejas fiquem cheias.

De acordo com o padre José Roberto Rezende, cura da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, todos os cuidados estão sendo tomados para que os fiéis possam participar das celebrações com segurança. “Foi retirada uma leitura de cada missa, que terão tempo reduzido em cerca de 30 minutos. No sábado Santo, não haverá a tradicional aspersão com água benta e nem o canto da ladainha de todos os santos. O ritual de lava pés também não será realizado e as confissões individuais foram realizadas até nesta quarta e retornam somente no dia 22”, explicou.

continua após publicidade

Na Catedral, serão realizadas 3 missas nesta quinta-feira (1º): as 15h, 16h30 e as 18h. No dia (2) sexta-feira da Paixão, a Catedral estará aberta a partir das 7h para vigília e serão 5 celebrações: as 12h, 13h30, 15h, 16h30 e as 18h. No sábado (3) Santo estão programadas 3 celebrações: as 15h, 16h30 e as 18h.

No domingo (4) da Páscoa, a Catedral irá realizar 7 missas. Elas serão celebradas as 7h30, 8h30, 9h30 e as 10h30 no período da manhã e as 16h, 17h e 18h no período da tarde.

“Estaremos respeitando as medidas de distanciamento social, aumentando o número de cerimônias, aferindo a temperatura nas entradas e oferecendo álcool gel, além de realizar a limpeza do ambiente entre os intervalos de cada celebração”, informou padre Rezende.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News