MAIS LIDAS
VER TODOS

21 de março

Palestras na "Download" marcam Dia Mundial da Síndrome de Down

Entidade realiza um trabalho de assistência às pessoas com essa condição genética

Da Redação

·
Palestras na "Download" marcam Dia Mundial da Síndrome de Down
Icone Camera Foto por reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.03.2024, 15:26:21 Editado em 21.03.2024, 15:40:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Associação Download de Apucarana, no norte do Paraná, realizou uma rodada de palestras nesta quinta-feira, 21 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A entidade realiza um trabalho de assistência às pessoas com essa condição genética, que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois.

continua após publicidade

A publicitária Luiza Acosta, tem a síndrome e ministrou uma palestra na sede da associação para empresários e convidados. “Temos na sociedade um preconceito sobre pessoas com Down. Se perguntarmos para qualquer um se ela é preconceituosa, a resposta será não. Mas porque temos tanta dificuldade de nos inserirmos no mercado de trabalho? Isso se deve porque os conceitos já estão instaurados no repertório cultural do indivíduo e quebrar esta visão de mundo leva-se muito tempo e discussão”, explica Luiza.

- LEIA MAIS: Secretaria da Mulher firma parceria com Associação de Síndrome de Down

continua após publicidade

O jornalista Claudemir Hauptman, complementou a palestra trazendo informações sobre essa questão no mercado de trabalho. “No Brasil 19% da população são PCD. A taxa de analfabetismo é de 4%, mas entre as pessoas com deficiência, esta taxa sobe para 19.5%. Apenas 50% daqueles que se formam no ensino superior chegam ao mercado de trabalho, e com uma base salarial com cerca de 30% menor se comparada com uma pessoa sem deficiência,” alerta Claudemir.

Umas das soluções, segundo o jornalista, foi a política de cotas. “Porém, as empresas só querem cumprir as regras. Quando na verdade há vários outros benefícios na contratação de uma pessoa com Down ou PCD. A melhoria na capacidade social e transformação do meio; ganho significativo da imagem; melhoria no clima organizacional, pois toda empresa inclusiva reforça o espírito de equipe”, pondera Claudemir.

O presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, falou em nome dos empresários e disse que a entidade apoia esta causa. “Sempre estamos participando e auxiliando a Associação Download e precisamos quebrar esses paradigmas. A inclusão é a oportunidade de enxergar o mundo com mais amor e empatia”, diz Faganello.

continua após publicidade

O diretor da ACIA e presidente do Ferra Mula, Reinaldo Zaneti, entregou em nome dos ferramulinos uma doação de R$ 5.000,00 para a Associação Download. “Reconhecemos o trabalho desta instituição e não poderíamos deixar de atender e apoiar. Em nome do Ferra Mula ficamos muito felizes em ajudar”, diz Zaneti.

A presidente da Associação Download, Fabíola Acosta, agradeceu o apoio da ACIA, a doação feita pelo Ferra Mula e a presença de todos no evento de hoje. E convidou os interessados em colaborar com a Download para entrar em contato. “Estamos na Rua Lapa, logo abaixo da Prefeitura. Damos assistência as famílias com Down e temos várias ações e profissionais como Fono, Psicólogas, Assistentes Sociais, entre outros, para amparar tanto as crianças quanto os pais”, diz Fabíola.

O telefone da Associação Download é o (43) 99958-4608.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Palestras na "Download" marcam Dia Mundial da Síndrome de Down"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!