A Associação Download de Apucarana, no norte do Paraná, realizou uma rodada de palestras nesta quinta-feira, 21 de março, data em que é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A entidade realiza um trabalho de assistência às pessoas com essa condição genética, que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois.
A publicitária Luiza Acosta, tem a síndrome e ministrou uma palestra na sede da associação para empresários e convidados. “Temos na sociedade um preconceito sobre pessoas com Down. Se perguntarmos para qualquer um se ela é preconceituosa, a resposta será não. Mas porque temos tanta dificuldade de nos inserirmos no mercado de trabalho? Isso se deve porque os conceitos já estão instaurados no repertório cultural do indivíduo e quebrar esta visão de mundo leva-se muito tempo e discussão”, explica Luiza.
- LEIA MAIS: Secretaria da Mulher firma parceria com Associação de Síndrome de Down
O jornalista Claudemir Hauptman, complementou a palestra trazendo informações sobre essa questão no mercado de trabalho. “No Brasil 19% da população são PCD. A taxa de analfabetismo é de 4%, mas entre as pessoas com deficiência, esta taxa sobe para 19.5%. Apenas 50% daqueles que se formam no ensino superior chegam ao mercado de trabalho, e com uma base salarial com cerca de 30% menor se comparada com uma pessoa sem deficiência,” alerta Claudemir.
Umas das soluções, segundo o jornalista, foi a política de cotas. “Porém, as empresas só querem cumprir as regras. Quando na verdade há vários outros benefícios na contratação de uma pessoa com Down ou PCD. A melhoria na capacidade social e transformação do meio; ganho significativo da imagem; melhoria no clima organizacional, pois toda empresa inclusiva reforça o espírito de equipe”, pondera Claudemir.
O presidente da ACIA, Wanderlei Faganello, falou em nome dos empresários e disse que a entidade apoia esta causa. “Sempre estamos participando e auxiliando a Associação Download e precisamos quebrar esses paradigmas. A inclusão é a oportunidade de enxergar o mundo com mais amor e empatia”, diz Faganello.
O diretor da ACIA e presidente do Ferra Mula, Reinaldo Zaneti, entregou em nome dos ferramulinos uma doação de R$ 5.000,00 para a Associação Download. “Reconhecemos o trabalho desta instituição e não poderíamos deixar de atender e apoiar. Em nome do Ferra Mula ficamos muito felizes em ajudar”, diz Zaneti.
A presidente da Associação Download, Fabíola Acosta, agradeceu o apoio da ACIA, a doação feita pelo Ferra Mula e a presença de todos no evento de hoje. E convidou os interessados em colaborar com a Download para entrar em contato. “Estamos na Rua Lapa, logo abaixo da Prefeitura. Damos assistência as famílias com Down e temos várias ações e profissionais como Fono, Psicólogas, Assistentes Sociais, entre outros, para amparar tanto as crianças quanto os pais”, diz Fabíola.
O telefone da Associação Download é o (43) 99958-4608.
Deixe seu comentário sobre: "Palestras na "Download" marcam Dia Mundial da Síndrome de Down"