MAIS LIDAS
VER TODOS

Formação continuada

Palestra reúne 1,6 mil professores e servidores em Apucarana

Prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes apresentaram na oportunidade Referencial Curricular Municipal da Educação Básica do município

Da Redação

·
Junior da Femac discursa durante o evento
Icone Camera Foto por Divulgação
Junior da Femac discursa durante o evento
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.02.2024, 17:24:40 Editado em 06.02.2024, 17:24:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Autarquia Municipal de Educação (AME), de Apucarana, reuniu, na manhã desta terça-feira (6), no Clube de Campo Água Azul, os 1,6 mil professores e servidores da sua rede, para a primeira formação continuada do ano letivo de 2024. Na ocasião, eles assistiram a uma palestra com o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. César Nunes. Além disso, o prefeito Junior da Femac e a secretária Marli Fernandes apresentaram ao público o Referencial Curricular Municipal da Educação Básica de Apucarana.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Handebol de Apucarana confirma participação no Campeonato Paranaense

O Referencial Curricular Municipal da Educação Básica é um documento que define os conteúdos e as habilidades que todas as crianças matriculadas na rede municipal apucaranense devem desenvolver em cada etapa da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).

continua após publicidade

“A elaboração deste documento começou em 2013, quando nós unificamos o currículo praticado nos 24 CMEIs e 36 Escolas Municipais de Apucarana. Dois anos depois, aprovamos também um Plano Municipal de Educação com metas arrojadas. Em 2018, como presidente estadual da União dos Dirigentes Municipal de Educação, eu tive a honra de coordenar a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Paraná e alguns coordenadores pedagógicos da nossa rede ainda participaram do grupo de redatores do Referencial Curricular do Estado do Paraná. A experiência foi importante e contribuiu para que o nosso currículo unificado fosse modernizado e adequado às mais recentes normativas, resultando no Referencial Curricular Municipal da Educação Básica de Apucarana, que estamos apresentando agora,” detalhou a secretária Marli Fernandes.

O prefeito Junior da Femac anunciou que o município de Apucarana está entre os dez finalistas do Prêmio Internacional Cidades Educadoras, em reconhecimento ao projeto que implantou o ensino da Língua Brasileira de Sinais em todas as suas escolas, contemplando tanto os estudantes surdos como os ouvintes. “Eu acredito que a excelente qualidade da educação no nosso município deve-se aos muitos investimentos que temos feito nos últimos anos no currículo do CMEIS e Escolas, com a inclusão das disciplinas de Inglês, Espanhol e Libras, bem como à participação democrática dos diretores, coordenadores, professores, estudantes, famílias dos alunos e da sociedade civil organizada na construção deste Referencial Curricular,” acrescentou.

O doutor em filosofia e educação, César Nunes, comentou sobre o Referencial Curricular Municipal da Educação Básica de Apucarana. “Este documento vai orientar a educação apucaranense por, pelo menos, dez anos. Eu conheço poucos municípios brasileiros que possuem um referencial curricular e posso dizer que o de vocês é um dos mais completos,” elogiou.

continua após publicidade

A palestra no período matutino, ministrada pelo Dr. César Nunes, abordou o tema “Educação Integral para a sustentabilidade, a luta antirracista e a proteção das crianças e adolescentes. A educação como direito humano, a educação indígena, do campo e de estrangeiros como expressão da cultura brasileira e sua diversidade.”

Já no período da tarde, a pedagoga e arte-educadora Suzana Montauriol ministrou a oficina “Educação Infantil: fundamentos e práticas” aos professores da Educação Infantil dos CMEIS e Escolas; a mestra em desenvolvimento humano e tecnologias, Arlete Guisso Scaramuzza, abordou o tema “O Ensino Fundamental: ciclos de vida, ciclos de aprendizagem e dispositivos curriculares” junto aos diretores, coordenadores e professores de Educação Física, Línguas Modernas, Ensino Religioso e 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental; a doutora em educação, Maria Cristiani Gonçalves Silva, debateu “Os temas geradores e as competências essenciais da BNCC como orientação para o Referencial Curricular Municipal de Apucarana” com os professores das turmas de 1º e 2º Ano; e o doutor em educação, Manoel Francisco do Amaral, falou sobre “Educação Especial: das intervenções nos modos de fazer” com os professores da Educação Especial.

Os 24 CMEIS e 36 Escolas da rede municipal de Apucarana abrem suas portas nesta quarta-feira (7/2) para receber 12,6 mil estudantes para o primeiro dia de aulas no ano letivo de 2024.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Palestra reúne 1,6 mil professores e servidores em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!