MAIS LIDAS
VER TODOS

Entrevista

Padre Roberto Carrara fala sobre futuro, racismo e aborto; assista

Na noite desta segunda-feira (23), o monsenhor Roberto Carrara participou de entrevista dentro do Jornal da Tribuna, comandado por Gustavo Marçal, nas plataformas digitais do TNOnline. Durante o bate-papo, o padre contou sobre a infância e recordou que ao

Da Redação

·
Padre Roberto Carrara fala sobre futuro, racismo e aborto; assista
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.11.2020, 11:08:57 Editado em 24.11.2020, 11:09:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na noite desta segunda-feira (23), o monsenhor Roberto Carrara participou de entrevista dentro do Jornal da Tribuna, comandado por Gustavo Marçal, nas plataformas digitais do TNOnline. Durante o bate-papo, o padre contou sobre a infância e recordou que aos 11 anos foi para o seminário menor de Botucatu, além de falar sobre racismo, aborto e seu futuro.

continua após publicidade

"Sou de uma família muito religiosa e desde a minha infância aprendi a viver a vida religiosa. Morava no sítio e caminhava quilômetros para participar da missa dominical. Aos 7 anos, quando estava fazendo catequese para a primeira comunhão, a catequista perguntou o que todos queriam ser quando crescer. Eu disse que queria ser padre e quatro anos depois fui para o seminário. Lá eu cursei por 7 anos e depois segui para um seminário de São Paulo", recorda.

Aos 29 anos, o padre veio para Apucarana, onde ficou por mais de 50 anos à frente da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. "No começo foi difícil. Ali atrás da Catedral tinha um salão de madeira. Não tínhamos carro e era uma situação delicada. Então, Dom Romeo Alberti me colocou junto de outros três padres. Fiz o revestimento externo da catedral, fiz o piso, mudamos o som, colocamos vitrais novos - agora são vitrais, uma obra de arte feita por um artista de Curitiba, depois fizemos o centro comunitário", conta.

continua após publicidade

Em 1979, o monsenhor conta que terminou o trabalho, pediu licença e foi para Roma se especializar em liturgia. "Quando voltei Dom Romeo me colocou de novo na Catedral, que estava com muitas dívidas. Porém, em alguns meses acertei tudo e continuei o trabalho", lembra.

Monsenhor teve contato com muitas pessoas de Apucarana e segundo ele, acompanhou gerações de famílias. "Vi duas gerações. Cheguei em Apucarana e encontrei uma mãe que estava grávida da filha. A filha dela hoje já teve outra filha, que já tem 23 anos. Foi muito difícil parar com o trabalho", explica.

No final do ano passado, o padre conta que teve uma conversa com o bispo Dom Carlos José de Oliveira. "Quando Dom Carlos chegou em Apucarana, eu disse que estava sozinho e pedi para que ele colocasse um padre para estar comigo. Eu já estava com 80 anos e tomei uma decisão de jubilar, ficar um ano fora estudando, e fui para Jundiaí ficar com a minha família que é de lá. No entanto, penso em voltar para Apucarana, que é minha casa e família. Aqui foi minha vida. Sinto muita falta. Vamos analisar o que fazer", comenta.

continua após publicidade

Monsenhor falou sobre outros assuntos durante a entrevista.

Assista a entrevista na íntegra:

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Padre Roberto Carrara fala sobre futuro, racismo e aborto; assista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!