MAIS LIDAS
VER TODOS

CULTURA

Orquestra só de mulheres se apresenta nesta terça no Fênix

A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com ao menos uma hora de antecedência

Da Redação

·
Orquestra só de mulheres se apresenta nesta terça no Fênix
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2022, 16:51:08 Editado em 16.05.2022, 16:51:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Apucarana informa que o Cine Teatro Fênix recebe, nesta terça-feira (17), a partir das 19h30, um concerto didático da “Ladies Ensemble”, a primeira orquestra profissional do Brasil composta exclusivamente por mulheres. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com ao menos uma hora de antecedência.

continua após publicidade

No repertório da orquestra estão inclusos clássicos conhecidos pelo público, como o Concerto Primavera (Allegro) e Inverno (Presto), de Antonio Vivaldi. Também se incluem suítes da Ópera Carmen, de Bizet/Giraud; obras brasileiras, como a Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos; e Romance Sem Palavras, de Bento Mussurunga.

Ao longo da apresentação, haverá interação das musicistas com o público presente, contando um pouco da história dos compositores do repertório e o contexto da composição destas obras. Com vinte musicistas (corda, piano e percussão) no palco e a Maestrina Clara de Lanna, o concerto abordará a música clássica de forma didática e acessível.

continua após publicidade

Além deste repertório, a “Ladies Ensemble” também apresentará músicas universais – a World Music – usando também instrumentos orientais em solo. A instrumentista Myria Tokmaji tocará o Qanum, instrumento de origem persa. Myria é refugiada da Síria que foi naturalizada brasileira, e terá a oportunidade de fazer um solo nestes concertos.

Dar espaço para as musicistas, aliás, é uma característica da Ladies Ensemble. “Neste universo da música, os solistas são convidados de fora. Aqui, na Ladies Ensemble, empoderamos nossas musicistas e elas são nossas solistas”, conta a fundadora do grupo, Fabíola Bach Akel, que também toca viola nos concertos. “Do ponto de vista do público, quem for ao concerto da Ladies Ensemble pode esperar um espetáculo diferente e enriquecedor”, avalia a secretária de cultura, professora Maria Agar.


Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Orquestra só de mulheres se apresenta nesta terça no Fênix"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!