MAIS LIDAS
VER TODOS

SESI CULTURA

Orquestra de mulheres tem apresentação gratuita em Apucarana

Os ingressos serão gratuitos para trabalhadores da indústria, e a comunidade pode retirar os ingressos trocando por 1 kg de alimento não perecível

Da Redação

·
Orquestra de mulheres tem apresentação gratuita em Apucarana
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2022, 14:43:43 Editado em 12.05.2022, 14:49:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A cidade de Apucarana, no dia 17 de maio, receberá um verdadeiro presente: um concerto didático da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional do Brasil composta exclusivamente por mulheres. A orquestra também se apresentará em mais três cidades do interior do Paraná, entre os dias 17 e 20.

continua após publicidade

“Desde 2008, o Sesi Cultura atua em todo o Paraná, levando ações culturais e entretenimento para trabalhadores da indústria e para a comunidade. Com os concertos da Ladies Ensemble, oferecemos uma verdadeira sinfonia para a indústria paranaense, em um espetáculo inspirador, que ressalta principalmente o talento e a perseverança das mulheres, já que esta é a primeira orquestra totalmente feminina do país”, diz o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

No repertório, há clássicos conhecidos pelo público, como o Concerto Primavera (Allegro) e Inverno (Presto), de Antonio Vivaldi; Suítes da Ópera Carmen, de Bizet/Giraud; obras brasileiras, como a Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos; e Romance Sem Palavras, de Bento Mussurunga.

continua após publicidade

Ao longo da apresentação, haverá intervenção das musicistas com o público presente, contando um pouco da história dos compositores do repertório e o contexto da composição destas obras. Com 20 musicistas (corda, piano e percussão) no palco e a Maestrina Clara de Lanna, o concerto abordará a música clássica de forma didática e acessível.

Além deste repertório, a Ladies Ensemble também apresentará músicas universais – a World Music – usando também instrumentos orientais em solo. A instrumentista Myria Tokmaji tocará o Qanum, instrumento de origem persa. Myria é refugiada síria que foi naturalizada brasileira e terá a oportunidade de fazer um solo nestes concertos. Dar espaço para as musicistas, aliás, é uma característica da Ladies Ensemble. “Neste universo da música, os solistas são convidados de fora. Aqui, na Ladies Ensemble, empoderamos nossas musicistas e elas são nossas solistas”, conta a fundadora do grupo, Fabíola Bach Akel, que também toca viola nos concertos.

A circulação passará por Apucarana (17), Cianorte (18), Umuarama (19), concluindo o circuito em Terra Roxa (20). “Ao promover a circulação deste espetáculo didático no interior do Estado, o SESI Cultura Paraná pretende despertar o interesse dos profissionais da indústria e seus familiares para a arte, agregando mais sensibilidade e criatividade para a formação deste público, tendo a música como vetor”, diz a gerente de cultura do Sistema Fiep, Anna Paula Zétola, ressaltando que esse é um projeto idealizado pelo Sr. Carlos Valter, presidente do Sistema Fiep.

continua após publicidade

Do ponto de vista do público, quem for ao concerto da Ladies Ensemble pode esperar um espetáculo diferente e enriquecedor. “O encontro das ladies com o público do interior é sempre uma troca muito interessante. Ao retomar o convívio cultural dentro de uma casa de cultura, oferecemos ao público o descobrimento de algo inédito e especial”, diz Fabíola Akel.

A Ladies Ensemble atua desde 2009 e promove encontro de musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. Ela abre espaço para as mulheres como protagonistas em orquestras, cujo universo não possui presença feminina considerável, especialmente em posições de liderança. A Orquestra conta hoje com 20 instrumentistas profissionais, um curso permanente de formação em regência para mulheres e sede própria, no Auditório Regina Casillo, no novo endereço do Solar do Rosário em Curitiba.

continua após publicidade

A Orquestra Ladies Ensemble em “Sinfonia para as Indústrias”, apresentada pelo Sesi Cultura, possui duração de 1h30m. Confira o cronograma:

17 de maio, terça-feira, às 19h30 – Cine Teatro Fênix – Apucarana – PR

continua após publicidade

18 de maio, quarta-feira, às 19h30 – Teatro Cândido Garcia – Cianorte – PR

19 de maio, quinta-feira, às 19h30 – Centro Cultural Vera Schubert – Umuarama – PR

20 de maio, sexta-feira, às 19h30 – Casa da Cultura Ademir Antonelli – Terra Roxa – PR


Ingressos gratuitos para trabalhadores das indústrias. Comunidade pode retirar ingressos trocando por 1 kg de alimento não perecível. Os ingressos estarão disponíveis para retirada na portaria do teatro a partir das 18h30 na data de realização do espetáculo.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Orquestra de mulheres tem apresentação gratuita em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!