O Paraná enfrentará uma onda de calor na próxima semana, com temperaturas máximas próximas de 40°C em muitas regiões do Estado.
Segundo o Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o aumento das temperaturas deve começar neste sábado (07), feriado da Independência, e durar até 15 de setembro.
-LEIA MAIS: Apucarana decreta situação de emergência por conta da estiagem
Em Apucarana, o calor será intenso. A previsão é de máximas entre 35°C e 38°C em todos os dias da próxima semana.
A previsão é de clima seco, sem chuvas, com umidade do ar baixa. Por conta da estiagem, a Prefeitura de Apucarana anunciou nesta quinta-feira (05) a publicação de um decreto de situação de emergência (leia no link acima).
Segundo o Simepar, as ondas de calor são caracterizadas por extensa massa de ar quente e seco que fica estagnada e persiste por pelo menos cínico dias consecutivos sobre a mesma região, provocando temperaturas de 5°C acima da média (desvio positivo) para a época do ano.
“O calor vai retornar com força a partir do fim de semana e, considerando que a previsão para a semana que vem é de termos tempo muito quente, isto é, temperaturas muito acima da média, inclusive superior a 5 °C, a evolução é da formação de uma onda de calor no decorrer da semana, mas não no fim de semana”, pontua o instituto.
ORIENTAÇÕES
Durante a onda de calor, a orientação é de que a população evite exposição ao sol, especialmente no período de maior aquecimento do dia, das 10h às 17 horas, e que beba muito líquido para evitar problemas de saúde.
Deixe seu comentário sobre: "Onda de calor atinge a região de Apucarana a partir do final de semana"