Vinte por cento dos leitos pediátricos do Hospital Materno Infantil de Apucarana já são ocupados por crianças com Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). O levantamento realizado pela 16ª Regional de Saúde (RS), em conjunto com o Hospital da Providência, divulgado na tarde desta segunda-feira (9), também mostra que apenas 2.259 crianças foram vacinadas contra a gripe até o momento. O município tem um público-alvo formado por 8.725 crianças 6 meses a menores de 6 anos e o número de imunizados corresponde a apenas 29,33%.
- LEIA MAIS: Paraná entra em alerta contra vírus respiratórios e adota medidas
O índice, divulgado pelo chefe da 16ª RS Lucas Leugi, acende um alerta para as autoridades de saúde e a população, que reforça a necessidade de ampliar a cobertura vacinal diante do aumento das internações hospitalares.
"Venho novamente pedir um apelo à população: vamos nos vacinar, vamos cuidar da nossa gente", pediu Leugi em vídeo publicado nas redes sociais.
Último boletim divulgado pela regional trouxe 48 novos casos registrados em menos de uma semana e duas mortes. Com isso, a região soma 218 confirmações e 18 óbitos, entre eles duas crianças.
CIRCULAÇÃO DE VÍRUS
A crescente procura por atendimento e internação de pacientes pediátricos com SRAGs reflete a circulação de vírus respiratórios na comunidade, como o vírus sincicial respiratório (VSR), influenza e até mesmo o SARS-CoV-2. As SRAGs podem evoluir rapidamente em crianças, especialmente naquelas com comorbidades ou em idade mais vulnerável, necessitando de suporte hospitalar.
A situação no Materno Infantil, referência no atendimento na região, demanda atenção e a adoção de medidas preventivas por parte da população. A sobrecarga dos leitos pediátricos pode impactar a capacidade de resposta do hospital diante de novos casos, ressaltando a importância da conscientização e colaboração de todos.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Lucas Leugi (@lucasleugi)
continua após publicidade
Deixe seu comentário sobre: "Ocupação de leitos por crianças com SRAGs atinge 20% em Apucarana"