MAIS LIDAS
VER TODOS

Descriminalização em pauta

Ocorrências de uso de drogas aumentam 31,5% na região, diz relatório

Descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal é debatido no STF e gera polêmica

Da Redação

·
Ministro Alexandre de Moraes defende porte de 25 a 60 gramas de drogas para qualificar como usuário
Icone Camera Foto por Fernando Klein
Ministro Alexandre de Moraes defende porte de 25 a 60 gramas de drogas para qualificar como usuário
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.08.2023, 14:01:32 Editado em 03.08.2023, 15:53:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em meio às discussões no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal, o número de flagrantes policiais envolvendo o uso ou consumo de drogas aumentou 31,5% na região de Apucarana (PR). Os dados são do Relatório Estatístico Criminal do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria da Segurança Pública (Sesp-PR), divulgado nesta quinta-feira (3).

continua após publicidade

-LEIA MAIS: STF tem quatro votos em favor de descriminalizar maconha para uso pessoal

Foram 217 registros de usuários de drogas de janeiro a junho de 2023 na 18ª Área Integrada de Segurança Pública (AISPs) de Apucarana, que engloba os 26 municípios do Vale do Ivaí. No mesmo período do ano passado, foram 165 casos, o que representa um aumento de 31,52%.

continua após publicidade

Já o número de ocorrências de tráfico de drogas na região ficou praticamente no mesmo patamar, com leve oscilação para cima. Foram 223 casos no primeiro semestre deste ano contra 218 no passado, um aumento na ordem de 2,29%.

Na opinião do delegado-adjunto da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, a possível descriminalização do porte da maconha André Garcia, terá poucos efeitos legais para o usuário, mas um grande impacto para a questão da criminalidade. "Ninguém fica preso pelo porte, não existe flagrante, apenas um procedimento chamado termo circunstanciado, ninguém cumpre pena por uso", destaca o delegado, que considera a possibilidade de descriminalizar a maconha um retrocesso.

"Em relação a essa possível descriminalização, os efeitos práticos serão o incentivo ao consumo e fomento ao tráfico, porque o tráfico continua proibido, mas se você tem a liberação, lógico que vai aumentar a procura e essa procura será atendida pelo traficante. Eu, particularmente, considero isso um retrocesso", analisa.

continua após publicidade

JULGAMENTO SUSPENSO

Com quatro votos para liberar o porte de maconha para consumo pessoal, o STF suspendeu nesta quarta-feira (2) o julgamento que discute a descriminalização dos entorpecentes para uso próprio. Ainda não há prazo para o caso ser retomado. O relator da ação, ministro Gilmar Mendes, pediu mais tempo para analisar os votos apresentados e prometeu liberar o processo nos próximos dias.

O ministro Alexandre de Moraes, o último a votar na quarta-feira, defendeu a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Ele ainda argumentou que é preciso fixar uma quantidade mínima para diferenciar o usuário do traficante, que seria de 25 a 60 gramas da droga.

continua após publicidade

O assunto gera polêmica. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), definiu como um “equívoco grave” a possibilidade de descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal por decisão do STF.

Pacheco classificou a descriminalização, sem discussão no Congresso e sem criação de programas de saúde pública, como “invasão de competência do Poder Legislativo”. “Ao se permitir ou ao se legalizar o porte de drogas para uso pessoal, de quem se irá comprar a droga? De um traficante de drogas, que pratica um crime gravíssimo equiparado a hediondo”, ponderou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Ocorrências de uso de drogas aumentam 31,5% na região, diz relatório"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!