MAIS LIDAS
VER TODOS

LEVANTAMENTO

Número de homicídios cresce 36% em Apucarana e cai 75% em Arapongas

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná

Da Redação

·
Homem foi executado a tiros em posto de combustíveis da Vila Nova
Icone Camera Foto por Tnonline
Homem foi executado a tiros em posto de combustíveis da Vila Nova
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2023, 19:05:04 Editado em 05.10.2023, 19:05:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de homicídios dolosos cresceu 36% em Apucarana, no norte do Paraná. De janeiro a agosto deste ano foram registrados 15 assassinatos contra 11 no mesmo período do ano passado. Os números são de um estudo realizado pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatísticas (CAPE) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná com apoio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

continua após publicidade

O primeiro homicídio do ano foi registrado em janeiro no Parque Bela Vista, onde um homem foi assassinado a facadas. Dias depois um homem foi executado em um posto de combustível no bairro Vila Nova. Entre os crimes registrados na cidade também está o assassinato de um jovem em maio deste ano, no Jardim Ponta Grossa. A vítima identificada como Marlon Henrique chegou a entrar em um mercado, localizado na Rua Paranaguá, mas foi perseguido pelos atiradores que atiraram dentro do estabelecimento.

Também registraram alta no índice de homicídios os municípios de Colombo (8%), Londrina (16%), Paranaguá (18%), Guarapuava (69%), Umuarama (114%). Piraquara não registrou aumento ou diminuição (foram 19 casos em 2022 e 2023). Já Cambé registrou 8 homicídios neste ano, contra zero no mesmo período de 2022.

continua após publicidade

QUEDA

Município vizinho, Arapongas, segue na contramão com queda de 75% no número de homicídios dolosos. Conforme o levantamento foram registrados 2 crimes do tipo entre janeiro a agosto deste ano, contra 8 no mesmo período do ano passado. O percentual de redução do município é o mais alto do Paraná junto com Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba. Arapongas também não registrou nenhum caso de feminicídio ou latrocínio neste ano.

Também registraram queda os municípios de Campo Largo (64%), Araucária (58%), São José dos Pinhais (34%), Curitiba (22%), Toledo (21%), Maringá (16%), Ponta Grossa (15%), Fazenda Rio Grande (13%), Cascavel (12%), Almirante Tamandaré (11%) e Foz do Iguaçu (7%). A maior queda em números absolutos foi na Capital, de 178 para 138 (40 a menos), seguida por Campo Largo (de 33 para 12, 21 a menos), Pinhais (de 24 para 6, 18 a menos), Araucária (de 24 para 10, 14 a menos) e São José dos Pinhais (e 41 para 27, 14 a menos).

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a redução desses crimes indica o acerto das estratégias adotadas pelas polícias. “Toda essa redução se deve ao trabalho das forças de segurança, que estão cada vez mais focadas nessa questão e trabalhando com inteligência. A Polícia Militar está cada vez mais presente com patrulhamento preventivo e ostensivo, a Polícia Civil tem intensificado as investigações e prendendo suspeitos, e também temos a atuação da Polícia Científica, que auxilia na elucidação dos casos”, destacou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Número de homicídios cresce 36% em Apucarana e cai 75% em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!