MAIS LIDAS
VER TODOS

policiamento

Número de crimes recua nas propriedades rurais, diz 10º BPM

Só em Apucarana, são 600 quilômetros de estradas rurais fiscalizadas pelas equipes de Patrulha Rural Comunitária

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2023, 17:58:00 Editado em 10.11.2023, 18:37:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As propriedades rurais localizadas na área de abrangência do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Apucarana, no norte do Paraná, registraram queda no número de crimes. Segundo dados divulgados pela corporação, no período entre janeiro e outubro de 2023, os furtos diminuíram em 10% e os roubos em 21,4% na comparação com o mesmo período de 2022.

continua após publicidade

O capitão Thiago Federovicz, oficial de ligação da Patrulha Rural Comunitária, destacou a relevância do trabalho realizado pelas equipes do 10º BPM. “Nós estamos em constante expansão. Temos visto o retorno positivo por parte dos moradores da área rural e uma diminuição nos crimes nesses locais”, disse.

-LEIA MAIS: Polícia Civil apreende menor suspeito de dois roubos em Arapongas

continua após publicidade

A Patrulha Rural Comunitária foi criada em Apucarana no ano de 2009. Atualmente, conta com três equipes para monitoramento diário das áreas rurais e que percorrem em média 4.200 quilômetros de estradas mensalmente. A título de comparação, a cidade de Apucarana tem em torno de 600 quilômetros de estradas rurais.

Conforme os dados da Polícia Militar, os crimes mais comuns são os furtos ou roubos a implementos, maquinários agrícolas e animais. No último dia 22 de outubro, por exemplo, a Patrulha Rural do 10º BPM recuperou em Califórnia dois tratores - avaliados em 460 mil reais cada - que haviam sido furtados.

Além de Apucarana, o 10º Batalhão é responsável pelo policiamento nos municípios de Jandaia do Sul, Cambira, Novo Itacolomi, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Rio Bom, Califórnia, Kaloré, Marumbi, São Pedro do Ivaí e Bom Sucesso.

continua após publicidade
Número de crimes recua nas propriedades rurais, diz 10º BPM
Foto por Divulgação/PM

Visitas técnicas

Entre as atividades executadas pela Patrulha Rural Comunitária, destacam-se as visitas técnicas. Nelas, os policiais militares cadastram as propriedades para que os responsáveis tenham a possibilidade de iniciar um contato mais direto e célere com as equipes por meio de aplicativos de mensagens. Na ocasião, também é fornecida ao proprietário uma placa que indica que ali é área monitorada pela PMPR, para ser afixada na entrada do local, de forma a inibir eventuais práticas criminosas. Apenas na área do 10º Batalhão de Polícia Militar, foram mais de 470 cadastros realizados e de 130 placas instaladas, além de cerca de 150 visitas mensais.

continua após publicidade
 Polícia instala placas de identificação
Foto por Divulgação/PM
Polícia instala placas de identificação

Outra ação é a entrega da Cartilha Segurança Rural aos moradores. Ela serve como orientação para adequação do espaço rural, com vistas a melhorar os índices de segurança nesses locais. Cabe ressaltar que ela não trata apenas de mudanças estruturais, mas também de comportamento preventivo. Entre as dicas estão a atenção na chegada e saída do local, o contato com vizinhos de confiança e a importância de não deixar a propriedade sozinha.

continua após publicidade

O produtor de morangos Cezar de Paula e Silva Junior, 49, é um dos beneficiados pelas visitas técnicas. “Depois que eles começaram a passar aqui na minha propriedade, eu sinto mais segurança. De repente a gente não está em casa e eles passam. A gente não vive no sítio, a gente depende da cidade, então tem que estar saindo, chega tarde. E eu sempre encontro eles [a Patrulha Rural Comunitária] pela estrada à noite. Eu aprovo cem por cento”.

 Visitas técnicas são realizadas pela Patrulha Rural
Foto por Divulgação/PM
Visitas técnicas são realizadas pela Patrulha Rural

Capacitação dos policiais

continua após publicidade

Os policiais militares que atuam nas equipes de Patrulha Rural Comunitária, devido à especificidade da atuação, recebem um treinamento diferenciado. Em junho deste ano, foi realizado o Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária (CCPRC), na cidade de Maringá. Atualmente, todos os policiais que fazem parte da equipe especializada do 10º Batalhão realizaram o CCPRC.

Número de crimes recua nas propriedades rurais, diz 10º BPM
Foto por Divulgação/PM

Durante a capacitação, os militares estaduais tiveram 100 horas/aula de instruções, distribuídas em 14 disciplinas específicas para atuação das equipes de Patrulha Rural Comunitária, como “Conduta de Patrulha em Ambiente Rural”, “Interação Comunitária e Cadastro Rural”, “Legislação Ambiental Aplicada”, “Direção Policial Preventiva em Viaturas com Tração 4x4”, bem como palestras com técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), a fim de desenvolver e padronizar os procedimentos a serem adotados pelos patrulheiros rurais.

continua após publicidade

Como Oficial de Ligação da Patrulha Rural Comunitária, o Capitão Thiago Federovicz também realizou o curso e fez elogios à iniciativa. “É uma atividade especializada, e como toda atividade especializada é necessário um conhecimento técnico específico. Não dá para replicar integralmente o que fazemos nas ruas da cidade no ambiente rural. Até mesmo o diálogo é diferente. Por isso a importância”, explica.

 Cartilha de segurança Rural divulgada pela PM
Foto por Reprodução
Cartilha de segurança Rural divulgada pela PM

Tecnologia aplicada

E apesar de a atividade ser realizada em ambiente rural, a tecnologia é peça chave para o andamento do serviço. Além do georreferenciamento e da comunicação via internet, a Patrulha Rural Comunitária do 10⁰ Batalhão de Polícia Militar participou, durante o período de 2 a 4 de novembro, na sede da 7ª CIPM, em Arapongas, do “Curso de Operador de Drone”. O curso foi ministrado pelo Sistema FAEP/SENAR (Federação da Agricultura do Estado do Paraná e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná), com duração de 30 horas.

Com a participação de policiais pertencentes a diversas Unidades da área do 2⁰ Comando Regional de Polícia Militar, o curso teve como finalidade a habilitação de operadores para o uso das aeronaves não tripuladas em diversas áreas e situações. O Cabo João Batista Souza foi quem representou a Patrulha Rural Comunitária do 10º BPM, e relata que ao término das atividades foram capacitados a operar drones com o máximo de eficiência. “Essa ferramenta tem se mostrado muito útil no serviço policial, pois auxilia e amplia a área de atuação do patrulhamento rural em ambientes de difícil acesso, melhorando a segurança do homem do campo”.

Serviço

A Patrulha Rural Comunitária informa que muitas vezes encontra dificuldades tanto para localizar o morador quanto para ter acesso à propriedade, e solicita aos moradores e proprietários que tenham interesse em receber visitas técnicas e em realizar o cadastramento rural, caso já não o tenham feito, para que façam contato com a Central de Operações do Batalhão por meio do telefone 190 ou pelo (43) 3427-9369, informando o próprio nome, telefone para contato e o nome e localização da propriedade. Assim, as equipes farão contato a fim de agendar a visita e o cadastramento.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Número de crimes recua nas propriedades rurais, diz 10º BPM"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!