MAIS LIDAS
VER TODOS

Deficientes visuais

NRE entrega óculos de inteligência artificial para 5 alunos da região

Aparelhos foram doados pelo Governo do Estado e cada unidade custou R$ 14,9 mil; saiba como funciona

Da Redação

·
Desenvolvida e fabricada em Israel, a tecnologia usa áudio para transmitir informações a usuários com deficiência visual
Icone Camera Foto por TNonline
Desenvolvida e fabricada em Israel, a tecnologia usa áudio para transmitir informações a usuários com deficiência visual
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.09.2023, 18:42:59 Editado em 19.09.2023, 23:01:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Cinco alunos com deficiência visual de escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana, foram contemplados com óculos OrCam MyEye 2. Os equipamentos usam inteligência artificial e permitem o acesso fácil e instantâneo a informações em tempo real, com transmissão por áudio. Os estudantes beneficiados tiveram nesta terça-feira (19) uma demonstração do funcionamento dos aparelhos. Veja matéria em vídeo abaixo

continua após publicidade

LEIA MAIS: Centro Empresarial da Acia conclui concretagem da fundação; veja

Desenvolvida e fabricada em Israel, a tecnologia promete transformar a experiência de aprendizado desses alunos. O dispositivo é discreto, mede 7,6 cm de comprimento, e fica acoplado na haste de um óculos comum. O aparelho tem uma câmera inteligente que é capaz de ler instantaneamente textos de qualquer superfície, reconhecer produtos, cores e cédulas de dinheiro em real ou dólar, rótulos, identificação de rostos e até mesmo a cor de uma roupa.

continua após publicidade

Sua velocidade pode ser controlada, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permitindo escolher entre voz masculina e feminina, com comandos para pausar, adiantar ou retroceder a leitura. O aparelho foi doado pelo Governo do Estado e cada unidade custou R$ 14,9 mil.

O chefe do NRE de Apucarana, professor Vladimir Barbosa, afirma que a iniciativa é um marco na vida desses estudantes. "É uma tecnologia muito avançada vinda de Israel. Parabéns ao governador (Ratinho Junior) por trazer essa felicidade aos nossos alunos", salienta.

Segundo a professora Lucimara Gusmão Barqueiro, os alunos contemplados são de cinco cidades pertencentes ao NRE Apucarana. "São alunos de Arapongas, Apucarana, Cambira, Califórnia e Mauá da Serra que agora vão conseguir ler o livro didático, reconhecer as cores, interagir com seus colegas e professores, além de muitas outras coisas. É uma iniciativa maravilhosa que está beneficiando nossos alunos", conta.

continua após publicidade

A demonstração das funcionalidades dos óculos contou com a participação da estudante Maria Gabriela Tebaldi, que já é familiarizada com a tecnologia. Em 2019, a direção do Colégio Estadual Polivalente, onde ela estuda, fez uma campanha para adquirir um Orcam para a estudante.

"É um aparelho muito bom, que me ajuda a ter muita independência. Me auxilia muito nos estudos e eu fiz um tutorial para ensinar o pessoal a utilizar o Orcam", contou a aluna.

NRE de Apucarana entrega óculos especiais para alunos cegos tnonline

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "NRE entrega óculos de inteligência artificial para 5 alunos da região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!