Apucarana

Novembro Azul reforça prevenção contra o câncer de próstata

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Novembro Azul reforça prevenção contra o câncer de próstata
fonte: Pixabay
Novembro Azul reforça prevenção contra o câncer de próstata

A campanha Novembro Azul é realizada este mês com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Devido ao isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, especialistas e órgãos da área médica alertam para os riscos da falta de acompanhamento médico e identificação inicial do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens.

continua após publicidade

Segundo o oncologista Cristiano Argenti, de Apucarana, o câncer de próstata é o tipo que mais acomete a ala masculina. "Só neste ano, uma pesquisa indica que 65 mil homens vão receber o diagnóstico da doença, que atinge mais os idosos. A partir dos 65 anos a chance de ter a doença aumenta", explica.

O médico diz que o histórico familiar, obesidade e excesso de gordura corporal também são fatores de risco associados ao câncer de próstata. Para diagnosticar a doença, conforme o oncologista, são realizados os exames de toque retal, feito pelo médico, e também o de sangue, o PSA. "Quanto mais cedo e precoce for o diagnóstico, maiores as chances de cura e de sucesso no tratamento desses pacientes", complementa.