MAIS LIDAS
VER TODOS

Votação

Nove colégios da região realizam consulta sobre modelo cívico-militar

Votação será realizada nesta terça (28) e quarta-feira (28) em escolas de Apucarana, Arapongas, Cambira, Ivaiporã e São João do Ivaí; veja quais

Da Redação

·
Colégio Santos Dumont é um dos estabelecimentos onde haverá a consulta pública
Icone Camera Foto por Arquivo/TN
Colégio Santos Dumont é um dos estabelecimentos onde haverá a consulta pública
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.11.2023, 08:04:14 Editado em 28.11.2023, 08:03:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Educação promove nesta terça-feira (28) e quarta-feira (29) uma consulta pública em 127 escolas estaduais de ensino regular sobre mudança para o modelo cívico-militar para o ano letivo de 2024. As escolas são do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e abrangem aproximadamente 80 mil alunos da rede estadual.

continua após publicidade

Na região, são nove escolas estaduais. A votação terá início às 8 horas e segue até as 22 horas nos dois dias e podem participar professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição.

-LEIA MAIS: Veja a previsão do tempo desta terça-feira (28) em Apucarana

continua após publicidade

Estudantes maiores de 16 anos – conforme estabelecido em edital – também podem participar do pleito. Para votar, basta levar documento pessoal com foto. Os responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola.

Em Apucarana, município sede do Núcleo Regional de Educação (NRE) , quatro escolas farão a consulta pública: Alberto Santos Dumont, José de Anchieta, Osmar Guaracy Freire e Polivalente. Também ocorrerão consultas em Arapongas (Antonio Racanello Sampaio e Irondi Mantovani Pugliesi), Ivaiporã (Antônio Diniz Pereira), Cambira (Rosa Delúcia Calsavara) e São João do Ivaí (José de Mattos Leão).

Para que a implementação seja efetivada, é preciso que mais de 50% das pessoas aptas a votar participem da consulta e que a maioria simples dos votantes (50% e mais um voto) seja favorável ao programa. O resultado da votação deve ser divulgado no dia 5 de dezembro.

continua após publicidade

No Paraná, são 27 unidades apenas em Curitiba. Além de Arapongas, Apucarana, Cambira, Ivaiporã e São João do Ivaí, em Apucarana, as outras escolas estão localizadas em Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Colombo, Pinhais, Piraquara, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Corbélia, Bandeirantes, Sertaneja, Dos Vizinhos, Foz do Iguaçu, Medianeira, Marmeleiro, Francisco Beltrão, Planalto, Goioerê, Guarapuava, Andirá, Cambará, Jacarezinho, Cantagalo, Quedas do Iguaçu, Santa Cruz de Monte Castelo, Alvorada do Sul, Cambé, Londrina, Rolândia, Floresta, Mandaguaçu, Paiçandu, Santo Inácio, Matinhos, Paranaguá, Itapejara D'Oeste, Pato Branco, Carambeí, Castro, Ponta Grossa, Toledo, Cruzeiro do Oeste, Tapira, São José da Bela Vista e Wenceslau Braz.

Modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas em 2024.

"O modelo dos colégios cívico-militares sob consulta livre da comunidade proporciona a ampliação do aprendizado devido à maior quantidade de aulas que é oferecida aos estudantes”, afirma o secretário estadual da Educação do Paraná, Roni Miranda. “O processo aprimora a qualidade do ensino com aulas adicionais de português, matemática e da unidade curricular exclusiva de cidadania e civismo, que proporciona conhecimento das leis, da Constituição Federal, além do papel dos três poderes, e de valores como ética, respeito e cidadania".

Apoiada pelo governo estadual, o modelo, no entanto, é alvo de reclamações de alguns setores da sociedade, incluindo de entidades ligadas a professores.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Nove colégios da região realizam consulta sobre modelo cívico-militar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!