MAIS LIDAS
VER TODOS

TRÂNSITO

Novas faixas de pedestres dividem opiniões em Apucarana (PR)

Modelo de sinalização horizontal de trânsito começou a ser implantado em março na Rua Ponta Grossa

Da Redação

·
Novas faixas de pedestres dividem opiniões em Apucarana (PR)
Icone Camera Foto por Jair Ferreira/Bela Facce
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.04.2024, 08:30:50 Editado em 03.04.2024, 08:59:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As novas faixas de pedestre implantadas nos cruzamentos da Rua Ponta Grossa, em Apucarana (PR), dividem opiniões na cidade. O novo modelo de sinalização horizontal de trânsito começou a ser implantado em março e a previsão é que todos os cruzamentos da via recebam o mesmo formato de faixa. Assista o vídeo no fim do texto.

continua após publicidade

Para algumas pessoas a novidade é confusa pois, no meio do cruzamento as faixas se encontram, avançam pelas esquinas e terminam na rua lateral. “Aparentemente é bonito, mas achei confuso. Não entendi muito bem o propósito. E acho que se for para agente passar na diagonal, talvez não seja muito respeitado. Não sei se vai fazer muita diferença, acho que vai fazer mais confusão do que ajudar”, disse a estudante Kiria Souza de Oliveira Santos.

- LEIA MAIS: Prefeitura inova em faixa de pedestres na Rua Ponta Grossa

continua após publicidade

O autônomo Sidnei José de Oliveira também ficou confuso ao se deparar com a mudança pela primeira vez. “Nunca tinha visto desse jeito não. Acho que isso vai confundir, porque você não sabe por onde vai”, comentou.

Novas faixas de pedestres dividem opiniões em Apucarana (PR)
Foto por Cindy Santos/TNonline

Para outras pessoas, entretanto, o modelo é inovador e ajuda os motoristas a prestarem mais atenção nos cruzamentos. “É uma inovação, acho que é útil. Ficou mais fácil para o pedestre e mais visível para o carro que chega no sinaleiro. Não vejo confusão, é uma questão de costume. É só prestar atenção”, disse o contador Luiz Francisco Beffa.

continua após publicidade

O engenheiro civil Ambrosio Maistrovcz definiu o modelo como “sui generis”, expressão em latim que representa a ideia de originalidade e singularidade. “Ficou excelente e é isso que a gente precisa, uma cidade bonita e organizada”, elogiou.

De acordo com o responsável pelo trânsito de Apucarana, Carlos Mendes, o modelo é autorizado pelo Código de Trânsito Brasileiro e será implantado em todos os cruzamentos da Rua Ponta Grossa, como parte do projeto de remodelação da via.

Novas faixas de pedestres dividem opiniões em Apucarana (PR)
Foto por Cindy Santos/TNonline
continua após publicidade

“Essa é a faixa zebrada que está no manual de fiscalização de trânsito do Contran. Ela apenas foi dimensionada. O manual nos permite fazer isso que pode ter três metros no mínimo e é recomendado quatro em locais de grande trânsito para visibilidade maior. E é isso que fizemos aqui, uma faixa que chama atenção, mostrando para o veículo que esse território é do pedestre”, afirma.

Além de contribuir com a redução dos acidentes de trânsito, as faixas de pedestre complementam o visual da Rua Ponta Grossa que poderá ser o novo cartão postal da cidade. “Tivemos um desafio, porque a rua é um shopping a céu aberto e recebeu um projeto de remodelação com calçadas novas, iluminação e a sinalização horizontal abre essa porta. E essa rua quando tiver totalmente pronta vai ser o novo cartão postal da cidade”, afirma.

continua após publicidade


Assista o vídeo:

Para ficar por dentro de todas as notícias de Apucarana e região, acesse o site TnOnline: https://tnonline.uol.com.br/?d=1.#notícia TnOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Novas faixas de pedestres dividem opiniões em Apucarana (PR)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!