No próximo sábado (1º) será a vez de Apucarana receber o Comboio da Saúde, para realização de consultas e exames pré-operatórios para procedimentos de catarata e pterígio. Já desenvolvido em várias cidades do estado, o programa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai atender 350 pacientes que estão na fila de espera da cirurgia da catarata na Autarquia Municipal de Saúde.
LEIA MAIS: Paraná confirma terceiro caso de gripe aviária e suspende trânsito de aves
A estratégia itinerante, inédita no Estado, tem por objetivo acolher parte dos pacientes que já estão na fila de espera para adiantar as consultas e exames pré-operatórios e dar andamento no processo de realização da cirurgia. Para os procedimentos cirúrgicos oftalmológicos, o Paraná destinou mais R$ 10,3 milhões que devem resultar em pelo menos 5,8 mil cirurgias.
Conforme explica o secretário municipal da Saúde, Emídio Bachiega, os 350 pacientes que serão atendidos pelo programa passarão por uma triagem no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (CISVIR) neste sábado. O atendimento, sendo ele, será realizado pela equipe do Hospital dos Olhos de Londrina (Oftalon), onde as cirurgias serão realizadas entre os meses de julho e agosto para aqueles casos que forem confirmadas a necessidade de procedimento operatório.
O prefeito Junior da Femac destaca a parceria da Prefeitura de Apucarana com a Sesa e o Cisvir. “A Autarquia Municipal de Saúde participa da fase preparatória das cirurgias e, com esse mutirão de catarata, deve zerar a fila em Apucarana”, comentou.
Deixe seu comentário sobre: "Mutirão de oftalmologia vai atender 350 pacientes em Apucarana"