Aproximadamente 120 moedas antigas foram furtadas no museu da Unespar de Apucarana. A sala que guardava os itens históricos foi arrombada na madrugada desta sexta-feira (07).
As moedas antigas foram retiradas dos envelopes, quem entrou na sala deixou uma grande bagunça, como documentos, fotos, tudo espalhado pelo chão. A Polícia Militar (PM) foi chamada e registrou um Boletim de Ocorrência.
Leonardo de Favero, vice-diretor da unidade, informou que uma reunião será realizada na segunda-feira (10) com a reitoria da Unespar. No ano passado o espaço foi invadido três vezes. "Vamos novamente levar esse problema para a reitoria, para tentar encontrar uma solução para esse problema. No ano passado, não deixaram toda essa bagunça e apenas pequenos itens foram levados", disse.
O vice-diretor explicou que parte do acervo do Museu Davi Carneiro, já foi levado para a prefeitura, para exposição das peças no Cine Teatro Fênix. "Em 2019 assinamos um termo de cessão com a a prefeitura que vai usar parte do acervo no museu da prefeitura. O restante do acervo queremos catalogar para também deixar acessível para a população, é um material histórico, mas para isso demanda tempo para catalogar e manter o espaço apropriado para exposição e visitação".
Para arrumar a bagunça, a Unespar vai contar com ajuda de estudantes. "Vamos contar com o apoios dos alunos do curso, que aos poucos vão conseguir organizar tudo novamente", comenta Leonardo.
Além das moedas, podem ter sido furtados outros materiais que ainda serão catalogados.
Deixe seu comentário sobre: "Museu da Unespar teve moedas antigas furtadas; assista"