MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

MP pede arquivamento de inquérito que apura concurso da GCM

Segundo MP, suspeita de improbidade administrativa por parte do ex-comandante da corporação não foi confirmada

Da Redação

·
Prova objetiva foi realizada em 15 de maio
Icone Camera Foto por TNonline
Prova objetiva foi realizada em 15 de maio
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.10.2022, 16:56:34 Editado em 07.10.2022, 21:47:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público (MP) pediu o arquivamento do inquérito que apura a conduta do ex-comandante da Guarda Civil Municipal (GM) de Apucarana, no norte do Paraná, Alessandro Carletti, suspeito de cometer improbidade administrativa no concurso da corporação. Carlletti, que era presidente da comissão organizadora do concurso, permitiu que familiares participassem do certame, o que é expressamente vetado pelo edital do concurso e pela Constituição Federal.

continua após publicidade

Segundo o promotor Eduardo Cabrini, a investigação aponta, entretanto, que não houve ato de improbidade por parte do servidor público e o arquivamento foi promovido. O pedido será analisado pelo conselho responsável que deve homologar ou não o arquivamento.

A denúncia falava que houve beneficiamento, mas não ficou comprovado que Carletti teve contato com a banca examinadora, nem foi responsável pela realização, além de não ter tido contato com as provas. A suspeita de que ele tentou beneficiar familiares não foi efetivada, portanto, o ato de improbidade não foi consumado”

continua após publicidade
- Eduardo Cabrini,

RELEMBRE O CASO

A prova objetiva do concurso da Guarda Municipal de Apucarana foi realizada em 15 de maio deste ano. Logo após a prova, começaram a surgir denúncias nas redes sociais sobre a participação de três parentes de Carletti no concurso.

LEIA MAIS: Motociclista é socorrido pelo Siate após acidente na Avenida Curitiba

continua após publicidade

O afastamento de Carletti do comando da corporação foi anunciado no dia 25/5, pela administração municipal quando também se anunciou a abertura de uma sindicância para apurar a conduta do servidor no concurso público.

A exoneração do cargo de comandante se deu porque ele desrespeitou uma norma do edital, pois a participação de parentes do presidente da comissão organizadora do concurso é vedada pelo edital e também pela própria Constituição Federal. A conduta do servidor público, entretanto, não incorre em crime, mas sim em medida administrativa.

O relatório da sindicância na esfera municipal já foi concluído e encaminhado ao prefeito Junior da Femac.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "MP pede arquivamento de inquérito que apura concurso da GCM"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!