MAIS LIDAS
VER TODOS

LEVANTAMENTO

Mortes em confrontos com policiais aumentam na região

Foram 15 mortes em ocorrências policiais em oito municípios da região em 2022, segundo dados do Gaeco

Da Redação

·
No Paraná, foram 488 mortes em confrontos com policiais em 2022
Icone Camera Foto por TNonline
No Paraná, foram 488 mortes em confrontos com policiais em 2022
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.03.2023, 17:51:35 Editado em 02.03.2023, 17:54:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de mortes ocasionadas a partir de confrontos com policiais aumentou 15% na região em 2022 na comparação com o ano anterior, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (2) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), unidade do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

continua após publicidade

Mais municípios da região registraram no ano passado ocorrências policiais com mortes. Foram 15 óbitos no total em oito cidades, sendo 5 em Arapongas, 3 em Apucarana, 2 em Mauá da Serra e as demais em Jandaia do Sul (1), Lunardelli (1), Sabáudia (1), Faxinal (1) e Califórnia (1).

Em 2021, o número de óbitos em confrontos com policiais somou 13 registros em cinco municípios. Foram 8 em Arapongas, 2 em Apucarana e as outras em Jandaia do Sul (1), Lunardelli (1) e Mauá da Serra (1).

continua após publicidade

No Paraná, as mortes aumentaram 17,3%. Foram 488 em 2022 contra 416 em 2021. São contabilizadas para o levantamento as ocorrências com policiais civis e militares e guardas municipais. A maior parte dos registros vem de confrontos com policiais militares: 483 (75 mortes a mais do que o registrado em 2021). Também houve dois casos envolvendo policial civil (um em Guaíra e outro em Quitandinha) e três com guardas municipais (dois em Curitiba e um em Araucária).

As cidades que mais registraram vítimas em situações envolvendo agentes de segurança foram Curitiba (121), Londrina (50) e Foz do Iguaçu (22).

O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MPPR com o objetivo de contribuir para a diminuição da violência das abordagens conduzidas pela polícia. As iniciativas do Ministério Público com esse intuito são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Mortes em confrontos com policiais aumentam na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!