MAIS LIDAS
VER TODOS

LUTO

Morre a jornalista Jane Balthazar

Jane foi uma das primeiras mulheres a trabalhar na área da comunicação na região

Da Redação

·
Jane Balthazar faleceu aos 88 anos
Icone Camera Foto por Reprodução Facebook
Jane Balthazar faleceu aos 88 anos
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2021, 22:57:01 Editado em 27.09.2021, 10:13:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Faleceu neste domingo (26) a jornalista Janete Balthazar aos 88 anos. Conforme familiares, ela estava há mais ou menos dois anos com problemas de saúde relacionados com a idade avançada. De acordo com informações da Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), não haverá velório. A cremação ocorre nesta segunda-feira (27), em Maringá.

continua após publicidade

Jane Balthazar, como era conhecida, sempre foi considerada uma mulher à frente do seu tempo. Determinada, independente e ousada, Jane foi uma das primeiras mulheres a trabalhar na área da comunicação, uma desbravadora do jornalismo na região. Muito conhecida não apenas na região, mas em todo o Estado do Paraná, ela teve contato com diversas personalidades e figuras influentes ao longo da vida, marcando história na sociedade.

Como radialista trabalhou na antiga Rádio Difusora de Apucarana que pertencia a Rede de Emissoras Coligadas, com sede em São Paulo, em meados de 1950. Como jornalista fundou juntamente com o irmão Mário Balthazar, já falecido, no jornal Tribuna da Cidade, onde trabalhou como repórter juntamente com o hoje diretor-superintendente da Tribuna do Norte, jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira, o ‘Taquinho’.

continua após publicidade

“Antes da Tribuna da Cidade, Jane já havia criado a revista Atualidades onde eu tinha uma coluna. Depois, fundou o jornal, em 1969, onde passei a colaborar com uma coluna. Depois assumi o cargo de editor-chefe da redação”, relembra Baltazar que, apesar da coincidência de nomes, não tinha nenhum grau de parentesco com Jane.

Taquinho, que se tornou grande amigo de Jane, conta que desbravou a região juntamente com a colega de trabalho, em busca de notícias em primeira mão. “Jane já era um ícone do jornalismo naquela época, pois era muito engajada. Nós fomos responsáveis por iniciar a cobertura da região do Vale do Ivaí. Na época não havia asfalto e enfrentávamos pó e chuva. Era uma dificuldade enorme fazer jornalismo na época”, recorda.

Prefeito lamenta morte da jornalista Jane Balthazar

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac emitiu nota de pesar pelo falecimento da jornalista Jane Balthazar, aos 88 anos. “A Jane Balthazar foi uma das pioneiras do jornalismo em Apucarana, tendo iniciado sua brilhante trajetória no rádio. Além de desempenhar com excelência a profissão, foi uma mulher ousada e empreendedora na área da comunicação, fundando a Revista Atualidades e posteriormente o Jornal Tribuna da Cidade”, ressalta Junior da Femac.

O prefeito também lembra que Jane Balthazar também se destacou como promotora de eventos, organizando por vários anos o concurso Miss Apucarana e criando eventos, como o Baile das Personalidades. “A Jane Balthazar representou a força da mulher por onde passou, seja na área da comunicação ou como promotora de eventos e em outras atividades que desempenhou. Com seu dinamismo e espírito desbravador, foi um marco em Apucarana, inspirando outras mulheres a seguirem os seus passos”, frisa Junior da Femac.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Morre a jornalista Jane Balthazar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!