Depois de finalizar os trabalhos no Jardim Catuaí, a Prefeitura de Apucarana, através da superintendência de Iluminação Pública do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), conclui ainda nesta semana a modernização da iluminação pública no Núcleo Habitacional Parigot de Souza, onde 90 luminárias antigas estão sendo substituídas por novas, em tecnologia LED, na potência de 120 watts.
Segundo informa o prefeito Júnior da Femac, que esteve no local conferindo o serviço que é executado por uma empreiteira licitada pelo município, o novo sistema confere maior conforto e segurança aos moradores e comerciantes.
- LEIA MAIS: Prefeitura irá fiscalizar e multar por placas de publicidade irregular
“Além do aspecto urbano, valorizando ainda mais o bairro, a nova iluminação gera efeitos positivos nos índices de segurança, beneficiando moradores, trabalhadores e estudantes que precisam se deslocam no período noturno”, ilustra o prefeito, frisando que o investimento é uma reivindicação dos vereadores Tiago Cordeiro e Luciano Facchiano.
Moradora há mais de 20 anos do núcleo habitacional, Angelina Bertolin, disse que levou um grande susto na noite de terça-feira (1º) quando a luminária do poste de iluminação pública de fronte à sua residência acendeu. Segundo ela, a claridade da nova lâmpada instalada pela Prefeitura de Apucarana na rua Balduíno Cordeiro Neira é surpreendente.
“Não percebi que trocaram e quando acendeu fiquei procurando de onde vinha tanta luz. A frente da minha casa estava parecendo dia, até fui chamar a minha filha para ver. Uma coisa muito boa, nem precisarei mais acender a luz da minha varanda e até vou trocar a cortina da sala, para não entrar tanta luz”, disse ela.
Um dos primeiros moradores do bairro, Mauro Lozano acompanhava com atenção a movimentação dos técnicos, que trocavam a luminária defronte à sua casa. “Já vi como ficou na rua de trás e realmente é um espetáculo. Estou muito feliz que também esteja agora acontecendo aqui na minha (rua Joaquim Marques Dias)”, disse Lozano, parabenizando o cronograma de investimentos da prefeitura. “Devido a problemas de saúde, fazia muito tempo que eu não ia para o centro da cidade. Fiquei impressionado com a mudança da iluminação. A mesma luz que tem no centro agora tem na frente da minha casa”, agradeceu o morador, que também enalteceu o trabalho de manutenção do sistema. “Essa luminária antiga vivia dando problema. Sempre que ligávamos, o conserto vinha muito rápido”, disse.
O novo padrão de iluminação em LED adotado pela prefeitura, explica o superintendente do Idepplan, Lafayete dos Santos Luz, visa a eficiência e economicidade. “Conforme determinação do prefeito Júnior da Femac, Apucarana segue o conceito de que a iluminação pública deve, em primeiro lugar, servir às pessoas, tendo como produto final um cenário em que a população tenha ao mesmo tempo conforto e segurança ao se deslocar à noite”, diz. Segundo ele, somente neste ano mais de R$2,5 milhões já foram investidos na modernização de pontos em diversos bairros. “Dos 18 mil pontos instalados em postes da Copel, já promovemos a modernização de 13,5 mil ao longo dos últimos anos, o que representa cerca de 75%. Da meta de 4,2 mil pontos para este ano, já efetivamos a substituição de 3,5 mil”, conclui Lafayete Luz, superintendente do Idepplan. Os recursos do investimento são provenientes da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública).
Deixe seu comentário sobre: "Moradores do 'Parigot de Souza' aprovam nova iluminação em LED"