Moradores do Bairro 28 se dizem insatisfeitos com Plano Diretor - TNOnline
Mais lidas

    Apucarana

    APUCARANA

    Moradores do Bairro 28 se dizem insatisfeitos com Plano Diretor

    Moradores do Bairro 28 se dizem insatisfeitos com Plano Diretor
    Foto por Da Redação
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 24.12.2020, 13:16:36 Editado em 24.12.2020, 13:16:41
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    De acordo com o médico Daniel Blanski, membro da Associação de Moradores do Bairro 28 de Janeiro, a proposta aprovada em votação trouxe pequenos ganhos para a comunidade, mas não representa a satisfação dos moradores locais. “Tivemos apenas duas opções para votar. Ou ficava como estava, ou seja, sem limites para a verticalização, ou aprovaríamos este que foi votado, com alguns pequenos ganhos exigidos pelos moradores, como afastamentos laterais e recuos maiores nas novas construções”, diz.

    Segundo ele, o impedimento da verticalização da região, não foi acatado. “Vamos pagar o preço disso no futuro. Vamos ficar com o trânsito espremido e congestionado, ainda mais por conta da linha férrea que realiza a compressão do fluxo local, assim que os primeiros empreendimentos chegarem. A votação ocorreu e foi democrática, mas muitos de nós, moradores, nos manifestamos contrários à decisão final”, pontuou Blanski.

    O PLANO DIRETOR

    O Plano Diretor é o conjunto de leis que envolvem o desenvolvimento, zoneamento e perímetro urbano, uso e ocupação do solo, edificações e sistema viário, além do código de posturas do município.

    De acordo com a engenheira da secretaria municipal de Obras de Apucarana, Caroline Moreira Souza, entre as principais mudanças apresentadas, está a solução para um tema que gerou bastante conflito entre o município e a população da região do bairro 28 de Janeiro: a construção de grandes edificações no local. “Através de discussões com a comunidade local, e votação da população, o novo Plano Diretor criou duas Zonas distintas na área do 28: A Zona Comercial do 28, no entorno da Praça e ruas principais, como a Cel. Luiz José dos Santos e Rua José Francisco Ferreira. Nesta área, fica permitida a verticalização. Nas demais áreas do bairro, foi criada a Zona Residencial do 28, onde a verticalização não será permitida. Apenas serão conservadas as áreas comerciais já existentes”, explicou a engenheira.

    Ela conta que o tema foi bastante discutido com a comunidade local e levado para votação todos os pontos da mudança para a população decidir. “Creio que alcançamos o meio termo em relação ao assunto com a comunidade, já que este ponto passou com uma votação expressiva”, relatou Caroline.

    Jornal Tribuna do Norte

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Moradores do Bairro 28 se dizem insatisfeitos com Plano Diretor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.