Mais lidas

    Apucarana

    Empreendedorismo

    Modelo de negócio do futuro, startups ganham espaço em Apucarana

    Ivanildo da Silva
    Foto por Reprodução
    Escrito por Cezar Neves
    Publicado em 20.02.2021, 20:23:11 Editado em 20.02.2021, 17:26:06
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A realidade da inovação começa a chegar no Vale do Ivaí. Pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que a região conta com 35 empresas com perfil tecnológico, as chamadas startups. 

    O município com maior número de empresas é Apucarana com 18 iniciativas no modelo, Arapongas aparece na sequência com 8, Ivaiporã (7) e Jandaia do Sul (2). 

    Em Apucarana, Ivanildo da Silva Ramos, 28 anos e Fernando Ferreira, de 38 anos de idade, fazem parte do seleto grupo de novos empreendedores apucaranenses que tentam surfar na onda das chamadas empresas ‘startup’.

    Fernando desenvolve com demais parceiros a Tech4Health. Segundo ele, o objetivo deles foi desenvolver uma solução para o problema de filas e agendamentos de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou consultórios médicos. “Nossa proposta é oferecer à população a possibilidade de poder realizar e acompanhar o status de seus agendamentos no conforto dos seus lares e no tempo que tiverem disponibilidade, mantendo assim o distanciamento principalmente em tempos de pandemia”, diz Fernando. Atualmente o projeto está recebendo apoio e mentoria do Sebrae e do programa Conecta Apucarana. 

    Já Ivanildo desenvolveu a Booking Now, um aplicativo de internet com o objetivo de interligar proprietários de chácaras de lazer e salões de eventos aos clientes que buscam pelo serviço na internet. “O apoio foi de suma importância para o desenvolvimento da startup e conseguimos aprimorar a ideia e desenvolver a estrutura inicial do projeto”, diz o empreendedor.

    Desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) junto com o Sebrae, o Conecta Apucarana reúne entidades e universidades locais no fomento à inovação. As novas startups que estão se desenvolvendo na cidade são fruto do trabalho da iniciativa, que promoveu o ‘Conexão Apucarana’, em 2020. 

    “O evento do Conexão Apucarana foi online devido à pandemia e ainda assim teve a inscrição de 24 equipes com ideias de negócios, das quais 18 permaneceram até o final do programa de criação de startup. Desse total, 12 foram para a fase de aceleração da ideia e quatro startups receberam avaliação excepcional. Mas foi esse evento do ‘Conexão Apucarana’ que colocou no mapa essas 18 startups daqui”, explica o coordenador do Conecta Apucarana, professor Tiago Ribeiro.

    Para o consultor do Sebrae, Tiago Cunha o esforço conjunto para o fomento e a iniciativa da criação de Startups e negócios Inovadores, faz com que literalmente as ideias aconteçam. “O Conecta tem sido protagonista na criação de programas que incentivem a criação de negócios inovadores”, diz.A inovação vai ganhar um espaço próprio.

    Inovação tecnológica

    O Conecta Apucarana vai ganhar uma sede. O ambiente que vai abrigar futuras startups, será usado para cursos, treinamentos e pela governança local de inovação foi instalado no 13º andar do Palácio do Comércio. O espaço será inaugurado na próxima segunda-feira.

    Jornal Tribuna do Norte 

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Modelo de negócio do futuro, startups ganham espaço em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.