MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ministro da Infraestrutura garante contorno ferroviário para Apucarana

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu importantes obras para a Região Norte do Paraná. O anúncio foi feito ontem à noite durante reunião articulada pela deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) e que contou com a participaç

Da Redação

·
Ministro da Infraestrutura garante contorno ferroviário para Apucarana
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.07.2020, 15:45:03 Editado em 23.07.2020, 16:02:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu importantes obras para a Região Norte do Paraná. O anúncio foi feito ontem à noite durante reunião articulada pela deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) e que contou com a participação de integrantes da Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura do Norte do Paraná. Na pauta, entre vários assuntos, foram tratadas das seguintes obras: construção do Contorno Norte de Londrina, remodelagem do aeroporto de Londrina, contorno ferroviário de Apucarana e inauguração da trincheira de Rolândia, prevista para setembro.

continua após publicidade

“Foi uma reunião muito importante e esclarecedora. São obras muito relevantes de infraestrutura, aguardadas há muitos anos pela classe produtiva e pela população em geral e que vão garantir o desenvolvimento da nossa região, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, salientou a deputada Luísa.

O contorno ferroviário de Apucarana foi um dos assuntos discutidos. A obra está incluída no projeto de renovação de concessão da malha sul, que deverá ser finalizado no primeiro trimestre do ano que vem. Segundo o ministro, o "conflito ferroviaXcidade" será equacionado. “Posso garantir que serão feitas intervenções no município, seja pela construção de um contorno ou com a realização de obras, como passagens de nível ou viadutos. Esse programa está sendo tratado como prioridade”, disse. O projeto e o estudo de impacto ambiental já estão prontos devido a um trabalho de articulação do então deputado Alex Canziani.

continua após publicidade

Ao todo 20 quilômetros de trilhos cortam a cidade. O entrocamento liga o município a Londrina, Maringá e Ponta Grossa e, por isso, a movimentação de trens de carga é intensa durante todo o dia. Além dos acidentes, os moradores perdem muito tempo para cruzar a linha.

LONDRINA

Sobre o aeroporto de Londrina, o ministro informou que o terminal foi incluído entre as concessões do Bloco Sul do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Pelo projeto estão previstos R$ 400 milhões de investimentos, distribuídos em obras de expansão da pista de pouso e decolagem e do pátio de aeronaves, construção de pontes de embarque, ampliação do terminal de passageiros, além da instalação de equipamentos que auxiliam em pousos e decolagens. O PPI está em sua sexta rodada de concessões aeroportuárias e o leilão está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano. Segundo o ministro, deve ser um dos lotes mais disputados de todo o programa.

continua após publicidade

O ministro também falou sobre o plano de concessões de rodovias federais, cujo projeto está em andamento e posteriormente será levado à consulta pública. Pela atual proposta, serão oferecidos a privatizações oito lotes no Paraná. Sem detalhar as obras, Tarcísio Freitas confirmou que o projeto do Contorno Norte de Londrina está incluído. Estão previstas obras de duplicação em todas as regiões do Estado. Pelo projeto apresentado serão 3,8 mil quilômetros de rodovias duplicadas com investimentos totais previstos em R$ 75 bilhões, sendo que as obras deverão ser realizadas nos primeiros sete anos de concessão.

ROLÂNDIA

O ministro anunciou que a trincheira de Rolândia deverá ser inaugurada em setembro. A obra está em fase de finalização e é uma reivindicação antiga da população local. As tratativas para conclusão da obra foram retomadas pela deputada Luísa Canziani. "A trincheira vai contribuir para tornar o trânsito mais ágil e seguro para as milhares de pessoas que passam pelo local diariamente”, salienta a deputada. Ainda não há data marcada, mas o ministro assegurou que estará presente na solenidade de inauguração. A deputada reforçou o convite para que o ministro e o presidente Jair Bolsonaro venham ao município para inauguração da obra.

continua após publicidade

Também participaram da reunião: Fernando Moraes, presidente da Acil; Alex Canziani; Gerson Guariente, vice-presidente do Sinduscon Norte do Paraná; Fabrício Bianchi, gerente do Sebrae Londrina; Nicolás Mejía, presidente do Sindijor e do Grupo Folha de Comunicação; e o deputado estadual Tiago Amaral (PSB).

Com Assessoria

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Ministro da Infraestrutura garante contorno ferroviário para Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!