Apucarana

Metade dos semáforos já conta com área exclusiva para motos

A partir do próximo mês, as chamadas "esperas" para motociclistas chegarão aos bairros da cidade de Apucarana

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Metade dos semáforos já conta com área exclusiva para motos
fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

A Prefeitura de Apucarana divulgou que dos 62 semáforos existentes na cidade, cerca de 30 já possuem a delimitação da área exclusiva para motos.

continua após publicidade

O dispositivo começou a ser instalado na metade do ano passado, exclusivamente na área central, no entanto, a partir do próximo mês, as chamadas "esperas" para motociclistas também chegarão aos bairros da cidade.

Junior da Femac, o prefeito de Apucarana, afirma que o município conta com uma frota de 92 mil veículos, dos quais 21 mil são motos. “A medida busca disciplinar o trânsito nos semáforos. Temos agora a faixa de pedestre e, logo atrás, uma área exclusiva para as motocicletas, e depois a área dos demais veículos. Isso garante uma melhor organização, maior visibilidade e mais segurança para todos, especialmente para os pedestres”, afirma Junior.

continua após publicidade

Conforme Carlos Mendes, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o serviço começou a ser implantado nos cruzamentos da Rua Osvaldo Cruz. “Depois, fomos expandindo a sinalização para outras ruas. O serviço está sendo executado aos poucos, pois é realizado aos domingos, pois são dias de menor movimento. Nos últimos dois finais de semana, o serviço atendeu cruzamentos das ruas Nagib Daher e Avenida Curitiba”, exemplifica.

Após o Carnaval, de acordo com Mendes, as áreas exclusivas para motos começarão a ser levadas também aos bairros. “As primeiras sinalizações serão implantadas em semáforos localizados na Avenida Itararé e no pontilhão da Avenida Central do Paraná, nas regiões do Jardim América e do Jardim Ponta Grossa”, informa.

A meta é implantar ainda neste ano as esperas para motos em todos os 62 semáforos da cidade. “Estamos fazendo o planejamento, pois há cruzamentos em que é necessário fazer duas e até 3 pinturas. Por isso, o trabalho acontece aos domingos, com o objetivo de gerar o menor transtorno possível no trânsito”, observa do diretor-presidente do Idepplan.

continua após publicidade


Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana.