Apucarana

Memorial em homenagem aos pioneiros é instalada em Jardim Alegre

Da Redação ·

A população de Jardim Alegre, está ganhando um memorial que homenageia os pioneiros do município. O monumento está instalado, na rotatória da Praça Antônio Silvério, no mesmo local onde até maio de 1982 funcionou o terminal rodoviário da cidade. Para a conclusão da obra, falta apenas o acabamento da base, onde foi instalada a escultura. A obra foi encomendada no início do ano pela Prefeitura Municipal.

continua após publicidade

Conforme o escultor Roverson Tales Turek criador do memorial é uma homenagem as pessoas que começaram a história de Jardim Alegre. “Como é a história dos pioneiros eu fiz a cena da derrubada da primeira árvore, com os pioneiros em posição de vitória. Lembrando também que o nome de Jardim Alegre no passado era conhecido como Patrimônio Três Machados”.

Ele conta que para construir a obra de cinco metros de comprimento e quatro de altura  levou cinco meses. “É feita de ferro e cimento e a pintura em bronze. Pesa a aproximadamente oito mil quilos. É um trabalho à mão, arte mesmo, feito com carinho e amor. Procurei retratar o trabalho bruto do homem que veio para abrir a mata, as ferramentas que eles tinham, a mulher pioneira que veio junto e ajudou neste trabalho tão árduo”.

continua após publicidade

Turek é de Borrazópolis e trabalha há mais de 20 anos com esculturas espalhadas pelos municípios do Vale do Ivaí e no estado, dentre eles,  Borrazópolis, Lidianópolis, Cruzmaltina, Munhoz de Melo.

“Comecei quando era criança. Eu vi que era possível fazer esculturas grandes com cimento. Daí quebrei uma parede lá de casa e comecei a fazer. Coloquei cimento na parede e fui esculpindo com uma faquinha. Normalmente o pessoal se utiliza de moldes, no meu caso é feito na mão mesmo, são obras únicas”, completa Turek. Assista:

Memorial em homenagem aos pioneiros é instalada em Jardim Alegre - Vídeo por: Reprodução  

continua após publicidade



continua após publicidade