MAIS LIDAS
VER TODOS

BALANÇO

Meio Ambiente fecha 2021 com destaque na coleta

Paulo Vital recebeu de Gentil Pereira a notícia de que o processo para Apucarana municipalizar o licenciamento ambiental entrou na reta final da fase documental e legal

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2021, 16:34:29 Editado em 28.12.2021, 16:34:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Desenvolvimento do programa “Apucarana Mais Verde”, que conquistou o Prêmio Gestor Público Paraná 2021 com a oferta de serviços públicos de recolhimento de pneus, móveis inservíveis, resíduos têxteis e coleta seletiva. Plantio de 12 mil árvores e conclusão dos trâmites legais e da documentação para obtenção da municipalização do licenciamento ambiental.

continua após publicidade

Esses são os destaques do balanço das atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) no ano de 2021. “A SEMA encerra um ano com ações inovadoras que resultaram em importante avanço na área ambiental do nosso município. Implantaram serviços públicos que evitaram o lançamento direto no meio ambiente de pneus, móveis, resíduos têxteis, e ainda uma infinidade de lixo reciclável. Houve uma grande evolução da realização dos trabalhos desta secretaria, com destaque também as ações voltadas ao reflorestamento e ao manejo de árvores. Parabéns a toda equipe da SEMA”, disse o vice-prefeito Paulo Vital, que representando o prefeito Junior da Femac, recebeu do secretário municipal do meio ambiente, Gentil Pereira, o relatório anual da pasta.

Paulo Vital recebeu de Gentil Pereira a notícia de que o processo para Apucarana municipalizar o licenciamento ambiental entrou na reta final da fase documental e legal. “A lei que cria o licenciamento municipal ambiental será entregue ao prefeito no início do ano para encaminhamento à Câmara Municipal. É uma luta de 2 anos visando obter a autorização estadual para que a prefeitura possa emitir licenciamentos ambientais para empreendimentos de baixo e médio impacto, como novos loteamentos e indústrias de pequeno e médio portes”, observa Gentil.

continua após publicidade

O balanço apresentado por Gentil mostra que serviço gratuito municipal de coleta de pneus inservíveis recolheu neste ano cerca de 40 mil unidades. O sistema de logística reversa funciona, no IBC da Vila Nova, através de uma parceria entre o Município e a empresa Reciclanip, localizada na região metropolitana de Curitiba. Desde que o serviço foi implantado já foram coletados mais de 140 mil pneus.

Já a coleta de resíduos têxteis, implantada pela prefeitura em agosto de ano passado, sem custo para os cofres públicos e empresários, recolheu só em 2021 mais 1,2 mil toneladas. O serviço solucionou um problema que vinha sendo enfrentado há décadas no município. O credenciamento, pela prefeitura, da empresa Ecovip coleta e dá à destinação correta de tiras, retalhos, linhas e outros resíduos descartados pelas indústrias de roupas, confecções, bonés, entre outros produtos têxteis.

Por sua vez, o serviço gratuito de recolhimento residencial de móveis e outros materiais domésticos inservíveis, implantado permanentemente em março deste ano, realizou 150 viagens, cada uma atendendo uma média de 6 domicílios. Para a execução do serviço, a Prefeitura disponibilizou dois caminhões pequenos e um grande, além de uma equipe de 10 funcionários.

continua após publicidade

Quanto à coleta seletiva, responsável por reciclar cerca de 120 toneladas ao mês, a prefeitura, por meio da SEMA, tem um contrato de cooperação com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap), com a repasse mensal de recurso para atender todos os domicílios do município.

O leque de ações da SEMA é muito mais amplo, como a entrega do larvicida biológico para produtores rurais cadastrados no Programa de Controle dos Borrachudos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Meio Ambiente fecha 2021 com destaque na coleta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!