Apucarana

Medalhista apucaranense realiza treinos no Lago Jaboti

A Prefeitura de Apucarana fez uma adaptação no local para facilitar o acesso com o equipamento

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline

Como preparação para as competições nacionais e internacionais nessa temporada, o jovem atleta paraolímpico Giovane Vieira de Paula, 23 anos, de Apucarana, vem realizando desde terça-feira (11/01) os seus treinamentos de paracanoagem no Lago Jaboti. A Prefeitura de Apucarana fez uma adaptação no local para facilitar o acesso com o equipamento.

continua após publicidade

“Comecei a treinar no Lago Jaboti e estou muito feliz. É um lugar onde sempre sonhei em remar e que é estar representando a minha cidade e também agradecer ao prefeito Junior da Femac pelo deck que foi feito lá. Ficou show de bola, com uma estrutura muito boa”, disse Giovane, que em 2022 terá cinco competições importantes, sendo duas internacionais e três nacionais. 

Conhecido como Pantera Negra, Giovane, que defende a Seleção Brasileira, conquistou em 2021 a medalha de prata na paracanoagem na prova de 200m, categoria VL3, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Japão). Também no ano passado durante a Copa do Mundo em Szeged na Hungria, ele obteve a terceira colocação, resultado que garantiu o atleta na Paralimpíada. 

continua após publicidade

Já no final do ano passado, ele conquistou quatro medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro, realizado em Cascavel (Oeste do Estado). Giovane foi campeão nas provas de 200m e 500m na canoa e nas provas de 200m e 500m no caiaque. “Venho treinando diariamente visando as disputas nesse ano. São duas horas de treino no Jaboti e duas horas na academia. Preciso me condicionar, estar bem fisicamente, pois em 2022 as competições serão muito difíceis”, destaca Giovane, que é treinado por Thiago Puppo e Gelson Moreira. O primeiro é da Seleção Brasileira e o segundo é do Iate Clube, de Londrina. Giovane ainda é assistido pelo preparador físico Vitor Loli.

Será um ano intenso de competições para o paratleta de Apucarana.  No mês de março, ele disputa a Copa Brasil em São Paulo; em maio participa da Copa do Mundo em Poznan na Polônia; em agosto o Campeonato Mundial em Halifax no Canadá. Também em agosto participa do Campeonato Brasileiro. Também no segundo semestre, em data ainda a ser definida, disputará os PARAJAP´s.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, mostrou satisfação em ver Giovane treinando em sua cidade natal. “É maravilhoso ver o nosso campeão poder realizar as suas atividades e os seus treinamentos no Lago Jaboti, iniciando o ano de olho nas principais competições de paracanoagem de 2022. Ele está focado e preparado para conseguir novas conquistas e continuar representando muito bem a nossa cidade. Com a ajuda e o apoio do prefeito Junior da Femac tenho certeza que o Giovane terá um ano produtivo e muito positivo”, disse o professor Grillo. 

Giovane, que está há sete anos na paracanoagem e há cinco na Seleção Brasileira, que treina em Ilha Comprida-SP, conta com patrocínio e apoio da Zua, Óticas Ribeira, Yunes, Loterias Caixa, Geração Olímpica, Copel, Hummer Academia, Colégio São José/Apucarana, Bolsa Pódio, Barbearia Valete e Jantex.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News