MAIS LIDAS
VER TODOS

TECNOLOGIA NO CAMPO

Mecanização incentiva retorno da cafeicultura em Apucarana

Plantadeira e colheitadeira cedidas em comodato à associação reduzem demanda de mão-de-obra

Da Redação

·
Mecanização incentiva retorno da cafeicultura em Apucarana
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.06.2020, 16:39:29 Editado em 16.06.2020, 16:39:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a escassez da mão-de-obra no campo, a introdução de implementos tecnológicos modernos tem sido a alternativa encontrada pelos produtores de café que, em Apucarana, têm recebido suporte do poder público. Após quase desistirem da cultura devido aos prejuízos da geada de 2013, que dizimou cerca de 70% dos cafezais do município, os agricultores ligados à Associação de Cafeicultores de Apucarana e à Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi) têm conseguido resgatar a cafeicultura com o uso da tecnologia.

continua após publicidade

A associação conta agora com plantadeira automática, cedida pela Prefeitura de Apucarana, e uma colheitadeira, repassada pelo Governo Estadual. Os equipamentos reduzem significativamente a demanda de mão de obra.

Membro da associação e gestor da Coocapi, Carlos Bovo relata que sem o apoio dos governos ficaria muito mais difícil. A plantadeira, adquirida por R$48 mil e repassada em regime de comodato pela prefeitura, já atendeu diversas propriedades. “Até o momento já foram plantadas cerca de 50 mil mudas com o equipamento e, semana que vem, está agendado o plantio de outras 30 mil mudas”, relata, lembrando que a entidade agrega principalmente a agrofamília. “São, em geral, pequenos e médios agricultores que estão se beneficiando muito desta parceria”, agradece Bovo.

continua após publicidade

Já a colheitadeira, cedida pelo Governo do Paraná, já foi utilizada em cinco propriedades. “Assim como no caso da plantadeira automática, o uso da colhetadeira é agendado previamente pelo produtor associado ou cooperado”, esclarece. Segundo ele, como a colheita ainda está no início, outras propriedades estão agendadas. “A colheita do café segue até setembro e, para os próximos dias, temos cerca de 20 agendamentos. Sendo que na Coocapi, que também agrega produtores de hortifrutis, temos 220 cooperados”, pontua o gestor da Coocapi.

Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, após a geada de 2013 a área de café cultivada no município despencou de 4.190 hectares para apenas 910 no ano seguinte. Atualmente, a área de plantio já ultrapassa os 1.600 hectares.

“O café foi e sempre será o nosso “ouro verde” e, além da questão econômica, as iniciativas da gestão Beto Preto que visam fortalecer a cafeicultura têm um significado muito especial. Estamos cuidando de uma cultura que formou a nossa cidade, tendo seu apogeu nas décadas de 60 e 70, mas mesmo depois da geada negra de 1975, nunca perdeu sua importância, encontrando em Apucarana uma das melhores terras do Brasil”, contextualiza o prefeito, lembrando que o município e o Vale do Ivaí têm sua história intimamente ligada à produção cafeeira. “Tradição que até os dias de hoje rende seguidos prêmios de qualidade aos nossos cafeicultores”, pontua Júnior da Femac, alertando que a modernização da cafeicultura é um caminho sem volta.

A opção atual, confirma o secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, é produzir café com tecnologia. “A gestão Beto Preto/Júnior da Femac já formou e repassou de forma subsidiada aos nossos cafeicultores mais de 500 mil mudas selecionadas de alta produtividade, da variedade IPR 100/IAPAR, que é resistente à ferrugem e nematóide. Além disso, o Município adquiriu uma máquina plantadeira e o governo do Estado uma colhetadeira. Com isso, o cultivo mecanizado já é uma realidade”, reforça Porto. Além de suprir a falta de mão-de-obra, a disponibilização dos maquinários por parte do poder público tem incentivado a retomada do café, com a expansão da área cultivada e a diminuição dos custos de produção.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Mecanização incentiva retorno da cafeicultura em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!