MAIS LIDAS
VER TODOS

GRADUAÇÃO

Matemática da Unespar de Apucarana é destaque nacional

Curso obteve bons resultados no Conceito Preliminar de Curso e no Índice Geral de Cursos, indicadores que medem a qualidade do ensino superior

Da Redação

·
Matemática da Unespar de Apucarana obteve o quarto lugar nacional na faixa 3 (CPC contínuo)
Icone Camera Foto por Arquivo TN
Matemática da Unespar de Apucarana obteve o quarto lugar nacional na faixa 3 (CPC contínuo)
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2023, 17:26:09 Editado em 17.04.2023, 17:26:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O curso de matemática do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é destaque nacional no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Índice Geral de Cursos (IGC), referentes a 2021. Os dois indicadores fazem parte do ciclo de resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

continua após publicidade

A graduação de Matemática da Unespar de Apucarana obteve o quarto lugar nacional na faixa 3 (CPC contínuo), nota considerada satisfatória. O CPC e o IGC são dois dos quatro indicadores que avaliam a qualidade da educação superior no Brasil.

-LEIA MAIS: Colocação de santa junto à árvore chama atenção em Apucarana

continua após publicidade

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade dos cursos de graduação. No cálculo, são considerados: o Conceito Enade (desempenho dos alunos na prova do exame); o valor agregado pelo curso, medido pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); o corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho); e a percepção dos estudantes sobre o processo de formação.

O professor de matemática José Ricardo dos Santos, diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Unespar de Apucarana, comemora o resultado. Ele observa que a curso já chegou a obter nota 4 na última avaliação e conseguiu manter um padrão alto de avaliação nesta edição.

Segundo o professor, a graduação de matemática da universidade estadual de Apucarana passou por mudanças em 2019, com adoção de uma metodologia mais próxima da realidade. “Demos ênfase na educação matemática, saindo do formalismo de apenas passar fórmula aos alunos para um pensamento lógico e um olhar crítico a partir da resolução de problemas do cotidiano”, assinala o professor.

continua após publicidade

Dentro desse contexto, o curso passou a apostar na atuação dos graduandos dentro das salas de aulas em projetos de extensão. “Com a supervisão dos nossos professores, os alunos podem vivenciar o ensino da escola. É uma aproximação da matemática à realidade”, reforça, destacando a união dos professores e do corpo discente na busca pela qualidade de formação. Segundo ele, a matemática exige esse envolvimento por conta de suas características curriculares.

“Nossos egressos sempre conquistam vagas nos programas de mestrado e doutorado nas principais universidades do país. Tudo é fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos anos”, complementa o professor.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Matemática da Unespar de Apucarana é destaque nacional"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!