MAIS LIDAS
VER TODOS

TRÂNSITO

Mão dupla na Avenida Rio de Janeiro garante novo acesso ao centro

A partir deste sábado, os motoristas ganharão uma opção facilitada para acessar o centro da cidade. Isso graças a alterações promovidas na Avenida Rio de Janeiro, que passará a ter mão dupla, possibilitando o tráfego nos dois sentidos. A medida atende esp

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2020, 14:14:58 Editado em 03.07.2020, 14:14:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A partir deste sábado, os motoristas ganharão uma opção facilitada para acessar o centro da cidade. Isso graças a alterações promovidas na Avenida Rio de Janeiro, que passará a ter mão dupla, possibilitando o tráfego nos dois sentidos. A medida atende especialmente quem estiver trafegando pela Avenida Minas Gerais e os moradores dos bairros localizados na região do Jardim América.

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac esteve nesta sexta-feira (03/07) acompanhando os trabalhos de remodelação, feitos na intersecção da Rua Firman Neto com as avenidas Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Estamos colocando em prática o conceito de acupuntura urbana, do ex-governador, arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que é fazer coisas simples, baratas e pontuais que facilitem a vida das pessoas, a partir da observação da realidade da cidade”, frisa Junior da Femac.

De acordo com o prefeito, a alteração facilitará o acesso no sentido bairro centro, fazendo a conexão com o viaduto do Jardim América. “O primeiro grande benefício é facilitar o acesso ao centro para os moradores da região dos jardins América, Ponta Grossa, Trabalhista, João Goulart, Tancredo Neves e bairros próximos. Toda essa população de cerca de 40 mil habitantes terá agora uma ligação direta com o centro da cidade pela Avenida Rio de Janeiro”, assinala.

continua após publicidade

A mudança também atenderá as pessoas que vêm de Curitiba para Apucarana. “Atualmente, o único ponto de conversão existente para o centro da cidade é na região do Colégio Platão, através da Rua Padre Severino Cerutti. Mesmo assim, não é uma ligação direta, pois os motoristas precisam antes seguir para a Rua Nagib Daher, para depois acessarem a área central. Agora, com essa nova opção, haverá um acesso direto ao centro”, reitera Junior da Femac.

O prefeito lembra que há cerca de 15 dias a Prefeitura construiu e liberou uma rotatória na Avenida Curitiba, em preparação às mudanças realizadas na Avenida Rio de Janeiro. “A rotatória proporciona um fluxo contínuo e foi uma obra auxiliar a essa alteração. São duas intervenções conectadas e que vão melhorar a mobilidade, no sentido bairro centro e também para quem vem de Curitiba”, ressalta Junior da Femac.

Todo o projeto de interconectividadade deste sistema de trânsito foi elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Ideppan). “Acrescentamos mais um tempo semafórico que permitirá a conversão à esquerda na Avenida Minas Gerais, instalamos dois canteiros para separação das pistas e fizemos a sinalização horizontal e vertical. Também criamos um bolsão exclusivo para motos, que é um dispositivo que pela primeira vez estamos instalando em Apucarana e que dará maior segurança”, pontua Carlos Mendes, superintendente municipal de Trânsito, acrescentando que também foi feito o recuo da calçada para garantir a manutenção da área de estacionamento na via.

continua após publicidade

Nos primeiros dias, agentes de trânsito ficarão no local para fazer a orientação dos motoristas. “O ideal seria deixar os semáforos no piscante por um período antes da mudança. No entanto, pelo enorme fluxo de veículos neste local isso não será possível. Terminando as obras de adequação, o trânsito já será liberado, por isso pedimos atenção redobrada aos motoristas”, solicita Mendes.

Jonas Bertão, que possui empresa na saída para Londrina, aprovou a mudança. “Passo com freqüência pelo local e já observei muitos acidentes, pois as pessoas paravam no meio da pista para acessar o centro, fazendo a conversão pelo meio de postos de combustíveis. Apucarana vem crescendo, registrando um aumento no número de veículos e essa alteração contribuirá para melhorar a mobilidade”, avalia o empresário, que também preside a Associação das Micros e Pequenas Empresas e Microempreendedores Individuais (Ampec).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Mão dupla na Avenida Rio de Janeiro garante novo acesso ao centro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!