Apucarana

Mamães relatam experiências com o parto humanizado no Materno Infantil

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Mamães relatam experiências com o parto humanizado no Materno Infantil
Mamães relatam experiências com o parto humanizado no Materno Infantil

O momento do parto é de grande expectativa para as gestantes, no Hospital da Providência Materno Infantil três mamães relataram suas experiências com o parto humanizado, onde não há de intervenções cirúrgicas e a recuperação pós-parto é mais rápida.

continua após publicidade

“No parto humanizado respeitamos o protagonismo da mulher, ela escolhe a posição e sua movimentação é livre. Contam com o apoio da equipe, motivação e acolhimento”, explica Nayla Mazzetto, enfermeira obstetra da maternidade.

De acordo com a enfermeira esse estilo de parto faz bem para mamãe e bebê. “Os benefícios são diversos, para a mamãe há uma recuperação mais rápida, livre movimentação também no pós-parto e para o bebê há o contato pele a pele com a sua mãe, aleitamento materno imediato, pois logo após o nascimento a mamãe o amamenta, sem contar que o bebê ao passar pelo canal vaginal diminui complicações respiratórias e as chances adoecer é menor, pois entra em contato com a microbiota da mãe, o que ajuda na sua proteção”, diz.

continua após publicidade

Luciana de Paula de Bom Sucesso ganhou Luiz, seu 11º filho e este foi o seu primeiro parto humanizado. “Senti diferença na atenção, nunca tive uma equipe assim do meu lado o tempo todo, foi um parto tranquilo, com uma equipe muito boa, estão de parabéns, são excelentes profissionais”, fala.

Os três partos humanizados foram realizados em um único dia. A mamãe Jociane de Oliveira, moradora de Mauá da Serra, ganhou sua primeira filha, a Helena. “A equipe não saiu em nenhum momento de perto de mim, sempre estavam me ajudando, colocaram música, foi uma experiência muito boa, estou me sentindo muito bem”, afirma.

Isabelle da Silva é enfermeira residente em obstetrícia e esteve com cada mãe durante todo o trabalho de parto. “No pré-parto cada uma realizou exercícios de relaxamento com bola durante o banho para movimentar a pélvis e ajudar o bebezinho na rotação para o nascimento, deixam a água cair na barriga, nas costas, fazendo massagem na lombar que ajuda aliviar a dor, no momento do parto colocamos música para elas escutarem, apagamos as luzes para tornar um ambiente o mais confortável possível para que elas liberem o hormônio oxitocina e esse trabalho de parto aconteça naturalmente”, fala.

continua após publicidade

“O parto foi tranquilo, a enfermeira Isabelle me ajudou bastante, conversava comigo e fiquei mais tranquila”, afirma a mamãe de Sophia, Daniela dos Santos, moradora de Mauá da Serra.

Antes da alta hospitalar as mamães ganharam a impressão do pezinho de seus filhos para levar para casa como recordação. “Ficamos felizes de podermos proporcionar essa experiência do parto humanizado para elas”, finaliza a enfermeira Nayla.

Tags relacionadas: #parto #providencia