Mais lidas

    Apucarana

    No primeiro mês

    “Mais Vida Animal” tem 76 castrações e 71 resgates

    “Mais Vida Animal” tem 76 castrações e 71 resgates
    Foto por Divulgação
    “Mais Vida Animal” tem 76 castrações e 71 resgates
    Foto por Reprodução
    “Mais Vida Animal” tem 76 castrações e 71 resgates
    Foto por Reprodução
    “Mais Vida Animal” tem 76 castrações e 71 resgates
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 04.05.2021, 18:51:06 Editado em 04.05.2021, 18:51:44
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    O Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa) da Autarquia de Saúde da Prefeitura de Apucarana divulgou nesta terça-feira (04/05) o fechamento de um mês de atividades do Programa Mais Vida Animal.

    Ao todo, foram realizadas 76 castrações gratuitas de animais adotados junto ao canil e gatil municipal e 71 resgates, sendo 29 cães e 42 gatos vítimas de abandono ou maus-tratos. Quinze cuidadores independentes credenciados também estão sendo atendidos com o primeiro repasse mensal de ração, em um total de 1,5 quilos, beneficiando de forma direta 349 animais tutelados.

    O prefeito Júnior da Femac avaliou os trabalhos. “Percebemos que foi um mês de muito trabalho e o resultado, como esperado, bastante positivo em favor da vida e da saúde animal. Apucarana, que já tinha um canil municipal referência, agora conta com o Cemsa e o Mais Vida Animal, que além de toda a atenção aos animais resgatados e vítimas de maustratos, proporciona um amparo ainda maior aos cuidadores independentes e animais tutelados por famílias carentes de nossa cidade”, pontuo o prefeito.

    Dos 71 animais resgatados pelo Cemsa no mês de abril, 13 necessitaram de atendimento veterinário e foram encaminhados para tratamento junto a uma clínica credenciada. “Esse é outro grande diferencial do Programa Mais Vida Animal, garantindo um atendimento mais adequado aos animais vítimas de maus tratos. Nestes casos, em especial, foram utilizados os procedimentos de raio-x, hemograma, ortopedia e otohematoma, em um investimento de cerca de R$10 mil”, informa Luan Rafael da Silva Santos, coordenador do Cemsa. Ele lembra que para o primeiro ano de atividades, o Cemsa, que funciona nas antigas instalações do antigo canil municipal, conta com orçamento na ordem de meio milhão de reais.

    O repasse dos cerca de 1,5 mil quilos de ração aos 15 cuidadores independentes já cadastrados junto ao Cemsa, deve ser concluído nesta semana. “São 1,2 mil para cães adultos e 300 quilos para gatos. Lembrando que o intuito desta ação é oferecer uma ajuda mensal complementar a estes cuidadores”, diz Luan. Ele salienta que antes de ter a ajuda aprovada “os cuidadores recebem a fiscalização do Cemsa, que promove vistoria criteriosa do local onde os animais estão abrigados”.

    O Programa Mais Vida Animal, frisa Luan Rafael, amplia ainda a oferta de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas) tutelados por famílias de baixa renda e inscritas no CadÚnico do Governo Federal. O cadastramento deve feito a partir dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). “Para ter direito ao benefício a pessoa deverá estar cadastrada no CadÚnico e ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. O número de castração também é limitada a duas ao ano por família”, explica Luan Rafael da Silva Santos, coordenador do Cemsa. Segundo ele, a iniciativa encabelada pelo prefeito Júnior da Femac coloca Apucarana na lista dos municípios brasileiros que mais protege a vida animal.

    Além da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), o Programa Mais Saúde Animal conta com envolvimento das secretarias Municipais de Meio Ambiente, Assistência Social e Gestão Pública, Polícia Militar do Paraná (PM/PR) e Guarda Civil Municipal (GCM). “Esta iniciativa também engloba a educação ambiental. No pós-pandemia vamos levar palestras aos nossos alunos, promovendo a conscientização sobre a proteção animal junto às novas gerações”, complementou o prefeito Júnior da Femac. Informações sobre o programa no Cemsa pelo telefone 3901-1051.

    Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "“Mais Vida Animal” tem 76 castrações e 71 resgates"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.