MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Mais de 60% dos professores estão em greve, afirma APP-Sindicato

Em contrapartida, governador Ratinho Jr afirma que paralisação tem “baixíssima adesão”

Da Redação

·
Adesão é grande em Apucarana, afirma APP-Sindicato
Icone Camera Foto por TNOnline
Adesão é grande em Apucarana, afirma APP-Sindicato
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.06.2024, 16:05:19 Editado em 03.06.2024, 18:26:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de 60% dos professores da rede estadual de ensino de Apucarana (PR), aderiram à greve da categoria, iniciada nesta segunda-feira (3), segundo a APP-Sindicato. A paralisação é uma manifestação contra o projeto de lei que terceiriza a gestão administrativa de 200 colégios públicos do Estado.

continua após publicidade

A presidente da APP-Sindicato de Apucarana, Isabel Cristina de Oliveira Azevedo, afirma que o índice de alunos que foram às escolas é baixo. "Aqui em Apucarana muitos professores aderiram. Há escolas com pouquíssimos alunos e professores, podemos dizer que hoje mais de 60% aderiram sim, mesmo o NRE dizendo o contrário", afirma.

Segundo ela, há grande adesão no Colégio Estadual Nilo Cairo e Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, que estão na lista das escolas que podem ser terceirizadas.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Professores iniciam greve na região; NRE diz que aulas estão mantidas

Em contrapartida, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana afirma que a maioria dos professores e alunos frequentaram as escolas nesta segunda. A informação da baixa adesão da greve é reforçada pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior que, em entrevista coletiva, afirmou que as aulas acontecem normalmente. Conforme Ratinho, os sindicalistas criaram “fake news” com relação ao projeto "Parceiros da Escola", que prevê a terceirização de 200 colégios estaduais.

A greve, em protesto ao programa Parceiro da Escola, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça (TJ-PR) durante o feriado de Corpus Christi e a decisão prevê multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

continua após publicidade

A votação do projeto no plenário da Assembleia Legislativa aconteceria nesta segunda-feira (3). A sessão foi suspensa temporariamente após professores, servidores e alunos da rede estadual do Paraná entrarem na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba, na tarde desta segunda-feira (3). Por conta da invasão, o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), suspendeu temporariamente a sessão.

IVAIPORÃ

Na região do NRE de Ivaiporã, a APP-Sindicato afirma que 70% dos professores estão em greve e 50% dos alunos não compareceram às aulas. O núcleo, por sua vez, afirmou por volta das 16 horas, 27,6% das escolas tiveram adesão total a greve, 48,3% tiveram adesão parcial e 24,1% não aderiram ao movimento grevista.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

continua após publicidade

PROGRAMA

O programa, segundo o Estado, tem como intuito otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas mediante uma parceria com empresas com expertise em gestão educacional. Elas serão responsáveis pelo gerenciamento administrativo das escolas selecionadas na rede e pela gestão de terceirizados (limpeza/segurança).

A APP-Sindicato, que representa os professores, tem uma posição diferente. A categoria entende que o projeto tira a autonomia dos docentes e representa a privatização da educação pública do Paraná.

Durante esta manhã, segundo a APP-Sindicato, caravanas de todas as regiões do estado, capital e região metropolitana lotaram a Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba. Além dos educadores, o ato contou com a presença de estudantes, movimentos sociais, além de lideranças políticas que, por volta das 10h, saíram em marcha rumo ao Centro Cívico.

O contingente estimado em cerca de 20 mil pessoas lotou mais de cinco quadras da Avenida Marechal Deodoro, segundo a entidade. Durante o trajeto, gritaram palavras de ordem em defesa da educação pública, criticaram o projeto do governador Ratinho Jr. e pediram a suspensão da votação da matéria.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 60% dos professores estão em greve, afirma APP-Sindicato"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!