MAIS LIDAS
VER TODOS

EDUCAÇÃO

Mais de 1,7 mil estudantes participam do Enem em Apucarana

Neste domingo (13), estudantes farão as provas de linguagem, ciências humanas e redação

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.11.2022, 16:25:49 Editado em 08.11.2022, 17:00:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Aproximadamente 1.777 candidatos de Apucarana, norte do Paraná, estão inscritos para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontecem neste domingo, dia 13 e no próximo, dia 20. Nesta primeira data, os estudantes terão cinco horas e meia para responder a 90 questões das provas de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de escrever uma redação de até 30 linhas.

continua após publicidade

E é justamente a redação a parte da prova que é mais temida, por ser uma das mais importantes. Além de possibilitar uma boa pontuação (ela vale de 0 a 1.000 pontos), tirar acima de zero é um dos requisitos para concorrer em vários processos seletivos.

- LEIA MAIS: Enem 2022: saiba como descobrir seu local de realização da prova

continua após publicidade

O professor de literatura e produção textual de Apucarana, Bruno Augusto Monteiro Gonçalves, traz alguns possíveis temas para a redação deste ano.

É importante que os alunos se atenham a questões sociais amplas como problemas relacionados a educação, saúde, segurança, transporte e mobilidade, são elementos bastante importantes. Alguns temas são de fato possíveis, como por exemplo a questão do preconceito linguístico, gravidez na adolescência, novas formas de trabalho, novo ensino médio, impactos da pandemia na sociedade, todos estes são temas pertinentes, que se o aluno estudar numa amplitude, ele pode ganhar um bom repertório para desenvolver as ideias”

- Bruno Augusto, professor,
continua após publicidade

Ele também recomenda atenção na busca pelas fontes de informação. “É muito importante que os alunos se prepararem com fontes confiáveis acessando uma informação e tirem a prova real em uma outra fonte, procurando sempre canais reconhecidos e oficiais”, ressalta.

- LEIA MAIS: Unespar Apucarana promove 'aulão' de revisão para o Enem

O docente também dá dicas para o dia da prova, sobretudo, na hora da redação. "É necessário que o aluno leia os textos de apoio com muita calma, pois toda coletânea de textos aponta para eles muitas informações importantes para o conhecimento do tema. Também é importante que eles analisem o tema tendo a certeza, a especificidade do que está sendo pedido para eles", orienta.

continua após publicidade

Além disso, o professor destaca a importância de organizar as ideias antes de começar o rascunho. "Saber exatamente como vão argumentar, qual ideia vai ser comprovada, qual a proposta de intervenção social que é pedida na prova, valendo ressaltar que o Enem sempre trabalha com problemas sociais. Tendo um planejamento de como será seu texto, comece o rascunho, organizando as ideias, trabalhando a coesão textual e fazendo uma revisão gramatical, para então passar a limpo”, aconselha.

 Reta final: hora de revisar o conteúdo e controlar a ansiedade
Icone Camera Foto por Reprodução/Instagram
Reta final: hora de revisar o conteúdo e controlar a ansiedade
continua após publicidade

HORA DE REVISAR O CONTEÚDO

Com menos de uma semana para a primeira fase do Enem, é hora de controlar a ansiedade e revisar o conteúdo. De acordo com o professor de história Guilherme Bomba, fazer exercícios de provas antigas é a melhor maneira de recapitular as matérias estudadas.

“Com as provas antigas você tem um modelo de prova, entende como funciona, o que cai e o que é cobrado em cada questão”, orienta.

Saber gerenciar o tempo é extremamente necessário para um bom desempenho na prova, salienta o professor. Por isso, é importante que o aluno cronometre o tempo gasto em cada questão.

continua após publicidade

“Tem que fazer o treino. A duração da prova estabelece um tempo médio por questão, aproximadamente 4 minutos por questão. Não adianta saber o conteúdo e não conseguir fazer a prova a tempo”, alerta.

No dia anterior a prova é importante descansar, optar por comidas leves e ter uma boa noite de sono para acordar bem cedo no dia da prova.

“A ansiedade não pode ser um adversário grande na prova. É bom acordar cedo, tomar um café. Não é recomendado levar tanta comida na hora da prova porque o aluno fica preocupado em comer e acaba não dando tanta atenção para a prova”, orienta.

AULÃO TIRA-DÚVIDAS

Alunos dos colégios estaduais de Apucarana poderão participar de aulões promovidos pela Unespar, com o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE). A transmissão online acontece nesta terça-feira 08, nesta quarta, 09 e no dia 17 de novembro, nas escolas, de forma gratuita. As aulas serão ministradas por professores da Unespar, com experiência em cursos pré-vestibular e professores convidados da rede pública de ensino. Os conteúdos serão voltados para estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio e não há necessidade de fazer inscrição prévia e individual. Os links também estão disponíveis no site da universidade.

HORÁRIO E LOCAIS DE PROVA

Neste domingo (13), os estudantes terão cinco horas e meia para responder a 90 questões das provas de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de escrever uma redação de até 30 linhas.

No dia 20 de novembro serão realizadas as provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Nos dias de provas os portões estarão abertos das 12h às 13h e o início do exame será às 13h30. Em Apucarana, as provas serão realizadas em 5 locais: Colégio Anchieta, Colégio Nilo Cairo, Colégio Polivalente, Colégio Cerávolo e Campus Apucarana da UNESPAR.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 1,7 mil estudantes participam do Enem em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!