Em meio à tragédia em Jandaia do Sul a solidariedade se fez presente. Após o apelo do hemonúcleo de Apucarana por doações de sangue em prol das vítimas do acidente entre trem e ônibus escolar, mais de 100 pessoas procuraram a unidade na quinta-feira (9) e na manhã desta sexta-feira (10), já tinha doadores por lá.
A assistente social Marta Maria Galvão Harder informou que no total, 124 pessoas compareceram na unidade, foram realizadas 100 doações e 47 eram de sangue O negativo. A orientação é para que doadores de sangue O negativo, esperem um novo chamamento.
“Um número muito expressivo de doações que já suprimiu a nossa demanda emergencial, já nos deu segurança para atender às vítimas. Quero pedir para os doadores de O negativo aguardar um pouco, pois as bolsas de sangue tem validade, cinco dias, e para não perder, pedimos para aguardar um pouco, se for necessário convocaremos mais”, explica.
Na manhã desta sexta, mais de 20 pessoas já estavam por lá. “Temos já essas pessoas para atender e fora atender aquelas que já agendamos. Em meio dessa tragédia, essa solidariedade nos surpreendeu e foi bonito de ver. Pessoas da cidade, de toda região, não era um dia de atendimento de doações, estávamos sem médico, a regional de saúde mandou um, a prefeitura de Apucarana dois, Arapongas mandou, para hoje, Borrazópolis mandará, servidores aposentados vieram ajudar, servidores que atuam em outros setores. Muito triste a situação, estamos todos comovidos com a tragédia, em luto, mas foi bonito de ver a união, a solidariedade das pessoas”, detalha.
- LEIA MAIS: Familiares e amigos dão adeus às vítimas de acidente em Jandaia do Sul
Nesta sexta o atendimento no hemonúcleo acontece das 8h às 11h e depois, das 13h às 16h. O telefone para agendar doações é (43) 3420-4200. “Importante lembrar, homens que doaram só podem doar novamente em 60 dias, mulheres, 90. O sangue tem prazo de validade, por isso, importante agora agendar a doação, aguardar um novo chamamento”, finaliza.
Tragédia:
Câmera registra acidente entre trem e ônibus da Apae em Jandaia
Uma câmera de segurança registrou o momento da batida entre um ônibus escolar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e uma composição férrea, em Jandaia do Sul, norte do Paraná, no início da tarde desta quinta-feira (9). O acidente causou a morte de duas meninas adolescentes e deixou pelo menos seis crianças feridas.
As imagens mostram o ônibus atravessando a linha férrea às 11h39, momento que é atingido em cheio pelo trem. No vídeo também é possível visualizar que pelo menos três vítimas foram arremessadas para fora do ônibus. O número, contudo, pode ser maior, já que as imagens das câmeras captaram apenas um ângulo do acidente. Para ver, clique aqui.
POLÍCIA OUVE MOTORISTA
O motorista do ônibus da Apae foi ouvido e liberado pela Polícia Civil. De acordo com informações do delegado Carlos Paravidino Machado, o homem que tem 43 anos, relatou que não viu o trem se aproximar por causa do mato alto nas imediações da linha férrea. O condutor do ônibus também afirmou que não ouviu o sinal sonoro ao se aproximar. Leia a matéria completa.
Deixe seu comentário sobre: "Mais de 100 pessoas procuraram o hemonúcleo em prol de vítimas"