O Hospital da Providência Materno Infantil, situado em Apucarana, norte do Paraná, celebrou com a mamãe Letícia Emanuelle Godoy e família a chegada de uma nova integrante. A pequena veio ao mundo antes da data prevista, mas com muita saúde através do parto humanizado, experiência que prioriza o bem-estar da mãe e do bebê, respeitando as escolhas e desejos da parturiente.
Quando descobriu a gravidez, Letícia teve o desejo de realizar o parto humanizado. Determinada a tornar essa experiência uma realidade, ela contou com o apoio da família e da equipe do Hospital da Providência Materno Infantil.
"Foi uma experiência e tanto. Quando a dor se tornou intensa, senti um apoio fundamental da minha mãe e do meu esposo", conta Letícia. Tania, mãe da paciente, estava presente em cada momento e incentivando com palavras de força e ânimo. "Você consegue", dizia ela, mostrando que estava ali, ao lado da filha e que acreditava na capacidade dela. O esposo de Letícia também desempenhou um papel crucial, oferecendo apoio emocional e segurando sua mão.
- LEIA MAIS: Centro de Dermatologia é arrombado e furtado durante a madrugada
Uma das maiores vantagens do parto humanizado é o respeito à autonomia da mãe. A gestante tem a oportunidade de tomar decisões, como o ambiente em que deseja realizar o parto e quem deseja que a acompanhe. Essa participação ativa na tomada de decisões dá às mães um senso de controle e empoderamento, tornando a experiência do parto mais positiva.
Para aliviar a dor, a paciente utilizou o método da bola de exercícios e água quente, que ajudaram a amenizar as dores e facilitar a dilatação. "Foi o que me ajudou muito para dilatar e ajudou nas contrações", explica.
Letícia enfatiza que a sensação de alívio e alegria que se seguiram ao nascimento de sua filha foram inexplicáveis. "Foi uma sensação tão inexplicável, uma sensação de alívio, uma alegria por ter conseguido", descreve ela.
Deixe seu comentário sobre: "Mãe realiza parto humanizado no Materno Infantil e relata experiência"