Apucarana

Lendas: existe mesmo um vulcão em Apucarana? Assista

Semi Salomão, "O Caçador de Mistérios", do TNOnline, gravou um episódio sobre o assunto

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Lendas: existe mesmo um vulcão em Apucarana? Assista
fonte: Sérgio Rodrigo
Lendas: existe mesmo um vulcão em Apucarana? Assista

Será que ao longo dos anos os apucaranenses caminharam em cima de um vulcão prestes a entrar em erupção? A resposta para essa pergunta que acabou mexendo com a imaginação da comunidade está presente em um trabalho realizado pela professora de Geografia, Maria do Carmo Carvalho Faria, como tese de doutorado: o Atlas Municipal Escolar Histórico, Geográfico e Ambiental de Apucarana. 

continua após publicidade

Ela apresenta o estudo mais completo e abrangente já realizado na cidade envolvendo história, geografia e ambiente. A professora explicou em uma reportagem do TNOnline que, na verdade, o solo de Apucarana está inserido no período geológico de formação Jurássico-Cretáceo, entre 142 e 65 milhões de anos atrás.

 “Nesse período ocorreu intenso vulcanismo e derrame de lavas, originando basalto, que se espalhou por vasta área, por meio de fendas abertas na superfície terrestre. A decomposição do basalto deu origem aos solos férteis conhecidos como 'terra roxa'”, explica Maria do Carmo no tópico “solos” do atlas. O solo vulcânico, na verdade, está presente em todo o município e não apenas sob a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. 

continua após publicidade

O Caçador de Mistérios

Recentemente, o cineasta Semi Salomão, que apresenta o quadro O Caçador de Mistérios, no TNOnline, gravou um vídeo "O Vulcão de Apucarana", onde fala sobre a lenda. Será que ao longo dos anos as pessoas caminharam em cima de um vulcão prestar a entrar em erupção? Semi conversou com diversos especialistas e personalidades de Apucarana, que falam sobre o assunto.

Assista:

 Lendas: existe mesmo um vulcão em Apucarana? Assista - Vídeo por: tnonline