Apucarana

Junior da Femac apresenta balanço de 30 meses de gestão

A administração já iniciou e concluiu 250 obras até aqui.

Da Redação ·

Em trinta meses da gestão do prefeito Junior da Femac (PSD), sendo dois anos do mandato anterior e mais seis meses do atual, o saldo acumulado foi de 250 obras. Neste contexto estão inclusas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, investimentos nas áreas da educação, saúde, agricultura, meio ambiente, lazer, serviços públicos, cultura, turismo e assistência social.  

continua após publicidade

“Entre estas obras cito uma simples como o letreiro ‘Eu Amo Apucarana´, no Parque Jaboti; e outra inovadora, como o espaço das Feiras, que se tornou referência na região. São obras iniciadas e concluídas nestes dois anos e meio de gestão, incluindo a Farmácia 24 horas de Apucarana, a piscina térmica e coberta do Centro da Juventude, as rotatórias do São José, do alto da Avenida Curitiba, e a do Bairro Igrejinha, que são intervenções para assegurar mais fluxo e mais segurança no trânsito”, comenta o prefeito.

Ele relata ainda a revitalização do Parque Ecológico da Raposa e do Bosque Municipal, além da instalação de dezenas de parques infantis instalados pela cidade, valorizando áreas de convivência familiar. “Também investimos na construção de grande extensão de calçadas e na instalação de iluminação de maior eficiência com tecnologia de LED e de 400 watts de vapor metálico em diversas vias centrais e de bairros”, assinala.

continua após publicidade

Junior da Femac lembra que existem obras em andamento, como a da Escola Braga Cortes; a reconstrução das galerias reservatórios de passagem para acabar definitivamente com os alagamentos da região da UPA e do Sesc; o novo interbairros ligando a região do Parque Jaboti (Residencial Casarin II) com a Avenida Minas Gerais, pela Avenida do Cinquentenário da Acia; e iniciando o primeiro trecho de vários previstos de ciclovias.

Nestes trinta meses, a atual gestão também executou 52 obras herdadas do ex-prefeito Beto Preto, finalizando conquistas importantes como a nova Avenida Pinho Araucária, o Ginásio de Esportes Áureo Caixote, o asfalto do Recanto Mundo Novo e a implantação da Radioterapia de Apucarana, junto ao Hospital da Providência.         

“Estamos executando, gradativamente, vários trechos de asfalto para zerar em Apucarana as ruas de paralelepípedos e outras que foram esquecidas no barro e na poeira por décadas. Ao mesmo tempo, a gestão vem dando sequência a bons programas como o Interbairros e o Terra Forte, lançados pelo Beto Preto” informa Junior da Femac. 

continua após publicidade

Para um futuro próximo, a atual gestão já tem encaminhada uma das obras de maior relevância dos últimos anos na cidade: o Hospital de Apucarana. “O projeto arquitetônico está pronto e agora estamos avançando com os projetos hidráulico, elétrico e de prevenção de incêndio”, revela o prefeito, acrescentando que o município já tem R$ 8 milhões em caixa para iniciar a obra.          

Entre as conquistas o gestor cita a compra de nova sede própria da Autarquia Municipal de Educação (AME); e a adequação da sede da Secretaria do Meio Ambiente, no Parque Jaboti. Junior da Femac destaca também os serviços de zeladoria da cidade. “Temos um cuidado muito especial com a organização e limpeza da cidade, com vinte equipes que trabalham diariamente, na limpeza, poda de árvores, pinturas e outros serviços

As políticas públicas que visam à atração de novos empreendimentos e geração de mais empregos resultaram, nos últimos 30 meses, em cerca de R$ 400 milhões em investimentos. Entre os novos empreendimentos o prefeito destaca a Forbio (Grupo Forquímica), Cropfield, Farmácias São João, Aviário Borges & Rossa, nova loja do Muffato e a expansão da Danês Rações e Indústria Têxtil. 

continua após publicidade

“Apucarana vem recebendo contatos de novas empresas para se instalar na cidade. E, nos próximos dias, vamos anunciar a chegada de uma grande indústria do agronegócio que irá faturar meio bilhão de reais/ano, gerando cerca de 400 empregos diretos, em três etapas”, anuncia Junior.

REFERÊNCIA

continua após publicidade

Junior ressalta que neste período, Apucarana vem sendo referência para o Estado e até para o Brasil em algumas áreas. Ele cita o IDEB (educação) como o melhor do Estado; a qualidade de vida dos idosos; o pré-natal que é referência nacional e, da mesma forma, o saneamento básico. “Fomos campeões na geração de emprego neste ano na região. E ainda somos um dos melhores do Paraná, com um dos menores percentuais da receita para cobrir folha de pagamento de servidores”.     

NOVOS PROGRAMAS

A prefeitura criou novos programas, como o “Apucarana Mais Verde”, que tem carácter de sustentabilidade ambiental. Entre as ações estão inclusas o recolhimento de pneus, de móveis e eletros inservíveis, e de resíduos têxteis, tudo sem custo algum. O Mais Verde também já garantiu o plantio de 25 mil mudas de árvores nativas e para o meio urbano.

continua após publicidade

Outro programa implementado é o “Viver Mais 80”, que foca na qualidade de vida da terceira idade. São diversas ações, tais como a construção de calçadas e rampas (acessibilidade); aulas de natação e de hidroginástica; além de momentos culturais, bailes e passeios turísticos.

O “Programa mais Vida Animal” garante mais respeito, cuidados e apoio aos animais, com a distribuição de ração aos cuidadores independentes. A castração gratuita também é garantida; incluindo ainda uma parceria com a Polícia Militar em relação aos maus tratos aos animais.

Na área de segurança pública Apucarana dispõe hoje de 800 câmeras à disposição da prefeitura e, destas, 200 câmeras em pontos estratégicos são de monitoramento da cidade pelas forças de segurança.

continua após publicidade

Na área de assistência social são mantidas diversas ações permanentes para atendimento da população. E no turismo, a Promatur está implantando três roteiros turísticos: Serra de Apucarana, Estrada Bela e Caminho do Café.

FINANÇAS, GESTÃO E PLANEJAMENTO

“Temos compromisso e responsabilidade com a sustentabilidade financeira. Todos fornecedores e servidores são pagos rigorosamente em dia, incluindo os encargos sociais”, pondera Junior da Femac, frisando que “o planejamento financeiro é imprescindível para que a cidade continue avançando”.

Quanto aos pilares da gestão, o prefeito destaca que o planejamento é prioridade constante. “Também destacamos o diálogo permanente com o setor produtivo, com o Governo do estado – onde o secretário Beto Preto é o nosso principal interlocutor -; na esfera federal, com o apoio dos deputados Sérgio Souza e Filipe Barros; e na região com os prefeitos do Vale do Ivaí. Nosso diálogo também é permanente com a Igreja Católica e o Conselho de Pastores, além da Câmara de Vereadores, de onde saem boas ideias, projetos e parcerias”, destaca.

Junior faz questão de prestar agradecimentos aos seus secretários, superintendentes e todos os servidores públicos. “Somente com o apoio e participação de toda a equipe é que essas ações administrativas acontecem. Reitero também meus agradecimentos à minha assessoria direta do gabinete; e ainda para o time da saúde que, nesta pandemia, já se dedicou por 16 meses na vacinação e outras ações”.

Concluindo o resumo de obras e ações período de gestão, o prefeito faz um agradecimento à sua família: “Agradeço minha esposa Carmen Lúcia, minhas filhas Eliza e Luiza; meus pais Sebastião e Maria e meus irmãos Luiz e José”, conclui.