MAIS LIDAS
VER TODOS

IMPOSTO

IPTU de Apucarana sofre correção de 10,78%; entenda

Por enquanto, a Secretaria de Fazenda ainda não definiu prazos e formas de pagamento, o que deve ser discutido nos próximos meses

Da Redação

·
IPTU de Apucarana sofre correção de 10,78%; entenda
Icone Camera Foto por Prefeitura
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.10.2021, 20:49:57 Editado em 26.10.2021, 20:49:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será atualizado em 10,78% para o próximo exercício fiscal em Apucarana. A correção, que corresponde à inflação do período, foi regulamentada pelo decreto 741/2020, publicado no último sábado (23).

continua após publicidade

O percentual é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), entre outubro de 2020 e setembro de 2021. Por enquanto, a Secretaria de Fazenda ainda não definiu prazos e formas de pagamento, o que deve ser discutido nos próximos meses.

A secretária municipal da Fazenda, Sueli Pereira, explica que a Prefeitura de Apucarana optou por não fazer aumento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2022. De acordo com a secretária será aplicada somente a correção monetária da inflação, tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

continua após publicidade

“Por lei, todos municípios são obrigados a fazerem essa correção, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A gestão pública é constantemente fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), e o não cumprimento desta norma implica em crime de renúncia de receita”, pondera Sueli Pereira.

Conforme enfatiza a secretária da fazenda, os recursos oriundos do IPTU têm sido utilizados em obras e programas importantes. “Isso inclui diversos serviços públicos e programas sociais e muitas obras de mobilidade urbana. A arrecadação proveniente do IPTU também é direcionada para outros setores como o meio ambiente, saúde e a educação, com total transparência na aplicação dos recursos”, conclui Sueli Pereira.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "IPTU de Apucarana sofre correção de 10,78%; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!