MAIS LIDAS
VER TODOS

PARTICULARES

Inflação pressiona mensalidades das escolas em 2022

O ano está quase acabando e as escolas particulares de Apucarana já começaram a anunciar os reajustes de preço para 2022

Da Redação

·
Inflação pressiona mensalidades das escolas em 2022
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.12.2021, 11:39:30 Editado em 06.12.2021, 11:39:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ano está quase acabando e as escolas particulares de Apucarana já começaram a anunciar os reajustes de preço para 2022. A partir de janeiro o valor da mensalidade deve acompanhar a disparada da inflação e subir até 11% para novas matrículas e rematrículas de alunos. De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Norte do Paraná (Sinepe) o percentual de reajuste varia de acordo com cada instituição de ensino que tem autonomia para definir as mensalidades.

continua após publicidade

Em uma das escolas de ensino privado consultadas pela reportagem, o reajuste será de 8,5% no valor da mensalidade. O material didático não terá alteração de preço “Esse reajuste é anual. Ano passado foi de 4,5% foi mínimo por conta da pandemia”, disse o diretor Tiago de Almeida.

De acordo com ele, o percentual de reajuste ficou abaixo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que neste ano já chega a 10,5%. Segundo ele, o valor da mensalidade depende do segmento de ensino, variando de R$ 754 até R$ 1.190.

continua após publicidade

Em outra escola o preço da mensalidade vai aumentar 11%, informa o gestor de marketing da instituição, Vinícus Ohya. Segundo ele, mesmo em meio a pandemia a procura aumentou. “De 2020 para 2021 tivemos um aumento de alunos. E este ano esperamos aumentar novamente”, afirma.

ENSINO REMOTO

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Norte do Paraná (Sinepe), Alderi Ferraresi, explica que o percentual de reajuste varia de acordo com a instituição de ensino. Segundo ele, cada escola define o aumento de acordo com sua planilha e necessidade. “Estamos finalizando dois anos muito difíceis. Muitas escolas não reajustaram o valor da mensalidade no ano passado, porque estávamos no processo de ensino remoto. A folha de pagamento dos professores foi acumulando e infelizmente não há como a escola segurar isso”, explica. Vale lembrar que não existe teto para o reajuste e que cada escola tem autonomia para definir as mensalidades. A Lei nº 9.870 estabelece apenas que o novo valor deve estar de acordo com as despesas da escola e só poderá ser realizado uma vez a cada 12 meses.

Por, Cindy Santos

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Inflação pressiona mensalidades das escolas em 2022"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!