MAIS LIDAS
VER TODOS

inquilinos

Inflação do aluguel dispara e preocupa em Apucarana

Índice de reajuste pode chegar a 21,73%; negociação de contratos estão em alta

Da Redação

·
Inflação do aluguel dispara e preocupa em Apucarana
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.11.2021, 13:00:00 Editado em 10.11.2021, 11:58:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em tempos de inflação se instalando na economia, quem paga aluguel tem uma preocupação a mais. Além dos aumentos de preços dos produtos básicos, os índices utilizados para os reajustes dos aluguéis também estão em alta. De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas no último dia 28 de outubro, o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) de outubro de 2021 – mês de referência – teve alta de 0,64%. Com esse resultado, o IGP-M acumulado é de 16,74% no ano e de 21,73% nos últimos 12 meses. Os índices de reajuste já mobilizam imobiliárias e inquilinos em busca de negociações de preços em Apucarana.

continua após publicidade

De acordo com corretor de imóveis Antônio Bertholi, as imobiliárias procuram neste momento o equilíbrio entre o valor pago e o valor de mercado para não prejudicar nenhuma das partes. “Independente do índice que é divulgado pelos institutos de pesquisa, sempre procuramos ter o cuidado de verificar se esse valor corresponde a uma realidade de mercado. Nos últimos dois anos, por conta da pandemia, foram feitos muitos acordos, isenções, parcelamentos, e hoje a medida que vão vencendo os contratos, vamos definindo como será, mas os proprietários estão flexíveis para manter o locatário no imóvel”, revela.

Os reajustes aplicados dependem muito do tipo de imóvel e da negociação com o dono do imóvel, mas em média, os aumentos em Apucarana estão ficando entre 10 a 15%, segundo o corretor. “Vivemos um momento que precisa de muita cautela porque, esses índices, representam um valor muito alto se aplicados na sua totalidade, porém não podemos perder de vista a inflação que está se instalando, então se não aplicarmos aumento, ficaremos defasados e perderemos o valor de mercado, o que, quando acontece, não dá para recuperar depois”, explicou o corretor.

continua após publicidade

A costureira apucaranense Ivone Aparecida Colodiano já sentiu na pele os efeitos desta alta. De acordo com ela, em seis meses, o valor do aluguel já aumentou pelo menos em 50 reais.

“Na conversa sobre o contrato foi mencionado a mudança de valor, em 6 meses, aumento de 50 reais. Com receio de perder a locação para outra pessoa, a gente aceita. É difícil, com tudo subindo, o salário não acompanha. É bom o locador ter seu imóvel para ter renda e oferecer para nós que no momento precisamos pagar aluguel para morar, mas alguns locadores jogam preços muito alto”, considerou a inquilina.

De acordo com o corretor de Apucarana Paulo Craveiro, a maioria dos contratos já estão sendo negociados e, em alguns casos, o índice de reajuste está sendo passado integralmente. “Estamos negociando os valores, em alguns imóveis já conseguimos chegar a 30% de reajuste, mas isso depende muito, cada caso é um caso. Os proprietários estão flexíveis em relação a isso, os inquilinos pedem muito a negociação. Sabemos que não dá para seguir à risca o reajuste do índice, pela situação econômica que vivemos”, considerou.

continua após publicidade

Por, Aline Andrade - repórter do grupo Tribuna do Norte

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Inflação do aluguel dispara e preocupa em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!