Apucarana

Infectados por Covid-19 aumentam 40% na região, segundo 16ª RS

Da Redação ·
Chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana Altimar Carletto
Chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana Altimar Carletto

O número de pessoas infectadas pela Covid-19 na região aumentou consideravelmente nas últimas semanas de acordo com o Chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana Altimar Carletto. Ele afirma que nas últimas 3 semanas houve um salto no número de casos positivos. “ Até 3 semanas atrás, a cada 100 pessoas que realizavam testes na nossa região, 30 tinham resultado positivo. Hoje, a cada 100 pessoas, 70 recebem um resultado positivo”, explicou.

continua após publicidade

Anteontem o número de pacientes ativos em Arapongas era 960, mais que Londrina, que estava em 760. Em Apucarana eram ontem 679 casos ativos de Covid-19. Para Carletto, a região vive o pior momento da pandemia. “Não somente a nossa região, mas todo o Paraná e o Brasil. Os números de casos ativos nos últimos dias são recordes e aumentam cada vez mais. Temos hoje pela nossa regional 70 leitos disponíveis de UTI e 80 leitos de enfermaria exclusivos para a Covid-19 e estamos com uma taxa de ocupação altíssima”, considerou.

O Chefe da 16ª Regional acredita que uma série de situações culminaram para este resultado. “Viemos de uma espiral, uma sucessão de situações como as eleições, final de ano, viagens, festas e confraternizações, e a somatória de tudo isso está culminando agora. As pessoas deveriam se cuidar, mas estão afrouxando os cuidados. Além de tudo isso, temos agora as variantes que já circulam no estado e que são muito mais graves e contagiosas”, disse.

continua após publicidade

“Nossa única saída é a vacina e a conscientização da população. Precisamos evitar aglomerações, cuidar da higiene e fazer uso das máscaras. É preciso existir uma conscientização coletiva, do contrário, será cada vez mais difícil”, finalizou.

Tags relacionadas: #AUMENTO #covid #infectados #região