MAIS LIDAS
VER TODOS

FOGO NO MATO

Incêndios ambientais em Apucarana geram alerta; assista

O número de incêndios ambientais aumentou 25% em Apucarana

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.08.2021, 13:25:41 Editado em 11.08.2021, 13:25:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O número de incêndios ambientais aumentou 25% em Apucarana entre janeiro e agosto deste ano. Dados 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GB), mostram que até o dia 10 deste mês já foram atendidas 148 ocorrências. Em 2020, no mesmo período, foram 121 queimadas.

continua após publicidade

Na região de cobertura do 11º GB, que atende 22 municípios, também teve aumento de 30% nas ocorrências de incêndios ambientais.

Na região foram 273 incêndios em vegetação de janeiro a começo de agosto de 2020, contra 306 neste ano.

continua após publicidade

“As pessoas devem ter consciência de que elas precisam evitar o início das queimadas, os números de ocorrências dessa origem são muito grandes nesta época. Ficamos horas em uma mesma ocorrência.”, alerta a Tenente Ana Paula Zanlorenzzi, do Corpo de Bombeiros de Apucarana.

De acordo com a tenente, os primeiros 10 dias de agosto já superaram o mês inteiro de julho. "Foram 21 ocorrências de incêndios ambientais atendidos pelos bombeiros em julho, e nos primeiros 10 dias de agosto já foram 23 ocorrências de incêndio em vegetação", disse.

Segundo a tenente Ana Paula, o mês de agosto é propício para queimadas em vegetação por ser um mês de estiagem. "Clima seco, vegetação seca, geadas, além de fortes ventos que são registrados na região, favorecem a propagação dessas chamas. O fator humano ainda é a principal causa desses incêndios, e atrelado ao tempo seco a ação humana com pessoas querendo limpar seus terrenos, utilizando as chamas, que não é a forma correta para acabar com o material orgânico e com folhas secas do quintal ou bitucas de cigarros nas rodovias, tudo isso que possa dar inicio a essas chamas causa bastante malefícios para toda a população ”, observa a tenente.

continua após publicidade

Os casos de incêndios em vegetação ocorrem quase que diariamente em Apucarana. “Importante que as pessoas façam denúncias desses incêndios para que os órgãos competentes façam a verificação a notificação e a responsabilização dessas pessoas, porque é crime ambiental, não pode existir essas queimadas. Isso traz riscos as pessoas, aos patrimônios e principalmente a vida, humana e vida animal que estejam naquele local”, finaliza.

Por Lis Kato, jornalista do Grupo Tribuna do Norte

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Incêndios ambientais em Apucarana geram alerta; assista"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!