O número de incêndios ambientais aumentou 25% em Apucarana entre janeiro e agosto deste ano. Dados 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GB), mostram que até o dia 10 deste mês já foram atendidas 148 ocorrências. Em 2020, no mesmo período, foram 121 queimadas.
Na região de cobertura do 11º GB, que atende 22 municípios, também teve aumento de 30% nas ocorrências de incêndios ambientais.
Na região foram 273 incêndios em vegetação de janeiro a começo de agosto de 2020, contra 306 neste ano.
“As pessoas devem ter consciência de que elas precisam evitar o início das queimadas, os números de ocorrências dessa origem são muito grandes nesta época. Ficamos horas em uma mesma ocorrência.”, alerta a Tenente Ana Paula Zanlorenzzi, do Corpo de Bombeiros de Apucarana.
De acordo com a tenente, os primeiros 10 dias de agosto já superaram o mês inteiro de julho. "Foram 21 ocorrências de incêndios ambientais atendidos pelos bombeiros em julho, e nos primeiros 10 dias de agosto já foram 23 ocorrências de incêndio em vegetação", disse.
Segundo a tenente Ana Paula, o mês de agosto é propício para queimadas em vegetação por ser um mês de estiagem. "Clima seco, vegetação seca, geadas, além de fortes ventos que são registrados na região, favorecem a propagação dessas chamas. O fator humano ainda é a principal causa desses incêndios, e atrelado ao tempo seco a ação humana com pessoas querendo limpar seus terrenos, utilizando as chamas, que não é a forma correta para acabar com o material orgânico e com folhas secas do quintal ou bitucas de cigarros nas rodovias, tudo isso que possa dar inicio a essas chamas causa bastante malefícios para toda a população ”, observa a tenente.
Os casos de incêndios em vegetação ocorrem quase que diariamente em Apucarana. “Importante que as pessoas façam denúncias desses incêndios para que os órgãos competentes façam a verificação a notificação e a responsabilização dessas pessoas, porque é crime ambiental, não pode existir essas queimadas. Isso traz riscos as pessoas, aos patrimônios e principalmente a vida, humana e vida animal que estejam naquele local”, finaliza.
Por Lis Kato, jornalista do Grupo Tribuna do Norte
Deixe seu comentário sobre: "Incêndios ambientais em Apucarana geram alerta; assista"