MAIS LIDAS
VER TODOS

Agricultura

Implantação da rede trifásica avança na zona rural de Apucarana

A rede trifásica, uma das principais reivindicações dos agricultores, está avançando em Apucarana. Estão em fase final de execução 37 quilômetros de rede e outros 32 quilômetros já foram autorizados. Os serviços, que receberam a anuência do Município, est

Da Redação

·
Implantação da rede trifásica avança na zona rural de Apucarana
Icone Camera Foto por Divulgação/PMA
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.11.2020, 12:19:30 Editado em 23.11.2020, 12:19:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A rede trifásica, uma das principais reivindicações dos agricultores, está avançando em Apucarana. Estão em fase final de execução 37 quilômetros de rede e outros 32 quilômetros já foram autorizados. Os serviços, que receberam a anuência do Município, estão sendo executados pela Copel, através do Programa Paraná Trifásico. Além da diminuição do risco de queda de energia, o novo sistema permite que os produtores façam a conexão de equipamentos mais potentes.

continua após publicidade

O Programa Paraná Trifásico foi lançado pela Copel em outubro do ano passado e o cronograma de obras segue pelo interior do Paraná. “A exemplo de outros municípios, Apucarana é um dos municípios que está sendo atendido desde o início do ano pelo programa. Para isso, assinamos um termo de anuência para que os serviços pudessem ser iniciados”, lembra Junior da Femac. A rede trifásica está atendendo comunidades localizadas na zona sul, nas regiões do Bilote, Distrito de Vila Reis, Vila Rural Nova Ucrânia, Expedicionário João Rechocoski e Estrada do Milho, na divisa com Califórnia. Também serão executados outros 35 quilômetros de rede trifásica na zona leste, nas proximidades da Estrada de São Pedro de Taquara.

O Programa Paraná Trifásico busca renovar substituir as redes monofásicas que fizeram parte do plano de eletrificação do Paraná, nos anos 1980, e agora estão sendo modernizados. A qualidade do fornecimento será sentida especialmente por consumidores que dependem de energia elétrica intensiva, como produtores de laticínios, suínos, aves, fumo e peixe. O reforço nas redes também será importante para a irrigação das lavouras e abastecimento de água pelos poços artesianos.

continua após publicidade

Junior da Femac afirma que a linha monofásica é uma tecnologia antiga, da década de 80, e que o perfil do consumidor rural mudou nesse período. “Apucarana hoje, por exemplo, desenvolveu a avicultura e possui dezenas de barracões de frango que necessitam da energia trifásica para operarem com eficiência”, cita Junior da Femac, observando que a linha monofásica impedia em muitas propriedades saltos maiores, ampliações ou novas instalações porque a rede não suportava as tecnologias.

Junior da Femac afirma ainda que a Prefeitura vem apoiando os agricultores também com o trabalho constante de conservação das estradas rurais. “Estamos dando todas as condições para a que os insumos cheguem até as propriedades e a produção possa ser escoada”, salienta, acrescentando que as ações fortalecem setores que estão em franco crescimento, como a avicultura, e que representam uma nova alternativa para os agricultores.

Gilberto Stefani, gerente da Copel em Apucarana, cita que uma das vantagens para os agricultores é que a rede trifásica permite conectar equipamentos mais potentes. “Os motores trifásicos normalmente são mais eficientes, baratos e têm uma taxa de falha menor”, reitera.

continua após publicidade

De acordo com Marcos Roberto Pereira, gerente de projetos e obras da Copel, o programa retira os postes antigos do meio da plantação e coloca postes novos às margens das estradas rurais, o que facilita o acesso dos técnicos. “Também são disponibilizados cabos mais resistentes contra as intempéries. Não são mais cabos nus de alumínio, mas cabos com capa protetora isolante”, frisa. Com o trifaseamento, haverá interligação entre as redes. O efeito será a criação de redundância no fornecimento, ou seja, redes que hoje estão próximas, mas que não estavam interconectadas, passarão a ser interligadas. Se a energia falha em uma ponta, a outra fornece o abastecimento e, em caso de desligamentos, os produtores rurais terão o restabelecimento da energia mais rápido.

O produtor rural e presidente do Sindicato Rural Patronal de Apucarana, Claudomiro Rodrigues da Silva, o “Mirinho Moisés”, assinala que o programa estadual supre uma grande necessidade do trabalhador do campo. “É uma coisa muito boa. Esta primeira fase de implantação da rede chegou perto do meu sítio. Parou a cerca de 800 metros e espero que minha propriedade, e da minha filha, seja contemplada dentro dos novos 32 quilômetros autorizados”, disse Mirinho. Com o padrão trifásico, o produtor rural planeja instalar uma miniusina de moagem de ração. “E equipamentos de irrigação, que serão muito úteis, especialmente em momentos de estiagem prolongada como que estamos vivenciando”, disse.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Implantação da rede trifásica avança na zona rural de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!