MAIS LIDAS
VER TODOS

Solidariedade

IML de Apucarana pede doações para o projeto "Cantinho das Crianças"

Espaço fica no próprio instituto e atende a crianças vítimas de abuso sexual; instituto pede roupas e brinquedos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2024, 10:06:28 Editado em 10.02.2024, 10:06:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma campanha de arrecadação de brinquedos e roupas é realizada pelo Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana em prol do "Cantinho das Crianças", que fica na instituição. O espaço atende crianças vítimas de abuso sexual. Conforme Áureo Francisco Silva Filho, coordenador do instituto, a arrecadação precisa ser permanente. Os itens arrecadados são disponibilizados para as crianças vítimas de violência. O IML atende 16 municípios, além de Arapongas, Sabáudia e Mandaguari. (Veja a entrevista completa no final da matéria).

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Grupo faz vigília para observar luz ‘misteriosa’ no céu de Apucarana

O "Cantinho das Crianças" começou a ser construído em 2013 em parceria com a delegacia de polícia e o juizado de Apucarana. A construção foi feita por presos e a obra terminou em 2014, sendo realizada inteiramente com materiais doados. O local tornou-se referência, sendo o primeiro do Paraná a ser criado. Hoje, outros IMLs também criaram seus espaços específicos para crianças.

continua após publicidade

"No começo de 2014, fundamos o Cantinho das Crianças e iniciamos o tratamento das crianças vítimas de violência sexual. Na época, eu e os funcionários fizemos uma reunião e decidimos sobre essa questão, pois não tínhamos um lugar para deixar essas crianças. Muitas vezes, a criança vítima de violência sexual estava fazendo os exames e chegavam os presos violentadores sexuais para fazer o exame, o que causava constrangimento até para os periciados, que eram as crianças", explicou Áureo.

Conforme o coordenador do IML, muitas vezes as crianças atendidas não têm sequer peças íntimas, roupas ou sapatos, então o instituto doa as roupas arrecadadas. Ainda segundo ele, o ano passado o fluxo de atendimentos no IML foi muito grande, o que causou uma defasagem de roupas e brinquedos. "Ano passado tivemos um fluxo muito grande de atendimento. A gente achava que diminuiria com o passar do tempo, mas só aumenta, e tivemos uma defasagem muito grande de roupas, brinquedos e livros para doar", disse.

O coordenador contou que todos os casos de violência sexual atendidos por eles são importantes e muito delicados, já que envolvem a família. "Existem várias histórias. Os casos de crianças vítimas de violência sexual são muito especiais e delicados de lidar. Quando se trata de vítimas de violência sexual, envolve a família, e nós também temos família, filhos. Então, pensamos em casa, se não queremos isso para nós, não queremos para os outros", observou.

continua após publicidade

Para Áureo, o "Cantinho das Crianças" faz a diferença para elas em um momento difícil e ajuda a minimizar o que estão passando. E ele não tem dúvidas de que o espaço marca a vida delas de um modo positivo. "O Dr. Gustavo (Gustavo Marcel Fernandes Marinho), promotor de Apucarana, comentou que, em uma audiência, a menina lembrou do brinquedo que ganhou aqui e, no meio da audiência, ela disse que queria agradecer ao IML. Então, o Cantinho é um alento, é um pingo de água em um oceano, mas é o mínimo que a gente pode fazer", afirma, emocionado.

Assista:

TnOnline TV

continua após publicidade

Serviço:

O Instituto Médico Legal fica localizado na Rua Prof. Erasto Gaertner, 786 - Centro, Apucarana

Telefone (43) 3423-0087

Por Lis Kato.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "IML de Apucarana pede doações para o projeto "Cantinho das Crianças""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!