MAIS LIDAS
VER TODOS

APUCARANA

Idosos serão vacinados contra Covid-19 em casa

Apucarana inicia amanhã (9) a vacinação contra a Covid-19 dos idosos, a partir da idade de 95 anos ou mais. O município recebeu hoje 720 doses da CoronaVac, um número abaixo do grupo de apucaranenses que está na faixa etária de 90 anos ou mais, conforme a

Da Redação

·
Idosos serão vacinados contra Covid-19 em casa
Icone Camera Foto por Vitor Flores - TNOline
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2021, 14:56:28 Editado em 08.02.2021, 18:47:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Apucarana inicia amanhã (9) a vacinação contra a Covid-19 dos idosos, a partir da idade de 95 anos ou mais. O município recebeu hoje 720 doses da CoronaVac, um número abaixo do grupo de apucaranenses que está na faixa etária de 90 anos ou mais, conforme a proposta atual do Plano de Imunização Estadual e Nacional.

continua após publicidade

O município tem 1.420 idosos com 90 anos ou mais, dos quais 624 estão na faixa etária de 95 anos ou mais. A estratégia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) foi restringir a imunização ao grupo menor de idosos, os de 95 ou mais, para que possa atender a todos com esse novo lote de vacinas.

Conforme explica o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, a imunização deste primeiro grupo de idosos será domiciliar. “A Autarquia de Saúde tem o nome e endereço dessas pessoas e quatro equipes de vacinadores irão às suas casas para aplicar a vacina”, informa Kaneta.

continua após publicidade

A estimativa é de que todos os 624 idosos estejam vacinados até sexta-feira, já que o atendimento vai acontecer mesmo na quinta-feira (feriado da padroeira) e na sexta-feira que é ponto facultativo na administração municipal. O prefeito Junior da Femac pede que as famílias e responsáveis por esses idosos fiquem atentos neste período para receber os vacinadores.

Se ocorrer de algum idoso de 95 anos ou mais não receber a vacina até 6ª feira, a orientação é para que entre em contato com o Pronto Atendimento do Coronavírus, através dos telefones 3162-3049, 99967-0845 e 999670563. As equipes da saúde farão o agendamento para imunizar essa pessoa a partir de segunda-feira (15).

No momento da vacinação os idosos devem apresentar o CPF ou Cartão do SUS e ainda um documento de identificação com foto. Roberto Kaneta detalha ainda que os vacinadores estarão identificados com jalecos e crachás da AMS e conduzindo um veículo com o adesivo da AMS.

continua após publicidade

A vacinação dos idosos vai avançar com a chegada de novos lotes da vacina, o que será amplamente divulgado pelas autoridades de saúde do município. “A próxima etapa será para os idosos com 90 anos ou mais. Assim que chegar mais vacinas nossas equipes estarão prontas para imunizar todos os idosos da nossa cidade. Tomem a vacina sem nenhum receio. Elas são seguras e chegaram para salvar vidas”, conclama o prefeito Junior da Femac. De Acordo com a AMS, 75% dos óbitos por Covid em Apucarana são de idosos com 60 anos ou mais.

O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta reitera a segurança da vacina, mas lança um alerta. “A eficácia da primeira dose da coronaVac é de 50% e leva até 14 dias para a imunidade ser mais forte. Portando, mesmo imunizados mantenham as orientações sanitárias de prevenção da Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. A segunda dose da vacina será agendada pelos vacinadores, elevando a eficácia para 80%”, detalha Kaneta.

Até o momento Apucarana vacinou 2.031 pessoas, entre profissionais de saúde e pessoas que vivem e trabalham em instituições de longa permanência.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Idosos serão vacinados contra Covid-19 em casa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!