Idepplan apresenta projeto do Centro de Tecnologia do Vale do Ivaí - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

APUCARANA

Idepplan apresenta projeto do Centro de Tecnologia do Vale do Ivaí

Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (IDEPPLAN) apresentou hoje (12) o projeto arquitetônico da futura sede do Centro Tecnológico do Vale do Ivaí. Um imóvel de 300m², no antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), na saída para Curitiba, será readequado para abrigar o espaço de inovação e difusão de tecnologia em Apucarana e região.

A apresentação do projeto foi feita pela arquiteta Letícia Idalgo, do Idepplan, na presença do prefeito Junior da Femac; do presidente e do vice da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), Jayme Leonel e Wanderlei Faganello; Tiago Cunha, do Sebrae e da governança do projeto “Conecta Apucarana”; Carlos Mendes, superintendente do Idepplan; e do secretário de obras, Herivelto Moreno.

Conforme explicou a arquiteta Letícia Idalgo, o Centro tecnológico irá dispor de auditório, dois laboratórios de criatividade, uma incubadora de empresas, espaço coworking (trabalho em equipe), e ainda uma oficina prótipo 3D, além de copa e recepção.

O prefeito Junior da Femac lembra que, desde 2013, várias ações vêm sendo desenvolvidas na área de inovação tecnológica em Apucarana e este trabalho segue avançando gradativamente. “Entre estas ações se incluem a criação do Conselho Municipal de Inovação através do decreto Nº 206/2020 e agora o trabalho começa a se consolidar com o espaço que será o embrião do futuro Parque Tecnológico do Vale do Ivaí”, comentou.

A intenção, conforme argumenta Junior da Femac, é reunir num mesmo espaço estudantes, professores e empresários para que sejam desenvolvidas soluções tecnológicas. “Iniciaremos apostando nas vocações do Vale do Ivaí, como o agronegócio. Além disso, serão trabalhadas inovações para o desenvolvimento da indústria do vestuário, construção civil e educação”, assinala o prefeito.

De acordo com Tiago Cunha, consultor do Sebrae, e membro da governança do projeto “Conecta Apucarana”, objetivo é criar tecnologias que contribuam para o desenvolvimento econômico da região. “Estamos estruturando um espaço para o processo de incubação de empresas, um coworking para o compartilhamento de recursos, trazendo também os processos de pesquisa que as universidades já desenvolvem em seus campi. O objetivo é trazer os grandes problemas das empresas para que esse time desenvolva soluções”, explica Tiago Cunha, frisando que a presença destes atores no mesmo espaço acelera o processo de criação de tecnologias.

O presidente da Acia, Jayme Leonel, assinala que o ambiente para a implantação de um futuro parque tecnológico vem sendo criado há alguns anos. “Estamos avançando neste projeto que trabalha com o conceito de cidade inteligente. Ao longo deste processo foram desenvolvidas várias ações, como a criação do Conecta, e a realização de diversos eventos, como o Google Startup Weekend de Apucarana, o Hackathon do Vestuário durante o Apucarana Fashion Day e um grande evento na Acea, denominado Você Conectado ao Futuro”, recordou o presidente da Acia.

O prefeito de Apucarana afirma que, com o parque tecnológico, a região poderá criar soluções próprias sem precisar esperar por tecnologias que vêm de outros países. “Não é só a China ou a Coreia ou outras regiões que conseguem produzir coisas novas. Nós também somos capazes e vamos fazer”, ressalta Junior da Femac.

Ele destaca que o Conecta e o ecossistema de inovação são projetos que envolvem, além da Prefeitura de Apucarana, diversas entidades como ACIA, UTFPR, a Unespar, Facnopar, FAP, Sebrae, Senai, Sivale, Sivana e Sicoob Aliança.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Idepplan apresenta projeto do Centro de Tecnologia do Vale do Ivaí"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.