MAIS LIDAS
VER TODOS

Solidariedade

Hospital da Providência reforça importância da doação de leite materno

O leite materno é a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos, mas como nem todas as mães podem amamentar, o Banco de Leite é fundamental para a sobrevivência de recém-nascidos, principalmente os prematuros. No Hospital da Providência Materno Infanti

Da Redação

·
Hospital da Providência reforça importância da doação de leite materno
Icone Camera Foto por Silvia Vilarinho
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2020, 08:54:21 Editado em 02.10.2020, 08:54:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O leite materno é a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos, mas como nem todas as mães podem amamentar, o Banco de Leite é fundamental para a sobrevivência de recém-nascidos, principalmente os prematuros. No Hospital da Providência Materno Infantil existem 14 leitos de UTI, que sempre estão ocupados. A unidade recebe gestantes e crianças de todas as cidades que integram a 16ª Regional de Saúde e, em média, 25 recém-nascidos por mês precisam de doações de leite. Ontem, foi Dia Nacional de Doação de Leite Materno.

continua após publicidade

Segundo os dados repassados pelo hospital, já foram coletados 600 litros de leite entre janeiro e agosto deste ano. “Para suprir a demanda são 70 litros de leite todo mês e juntar esses 70 litros por mês não é fácil. O leite materno é o único alimento capaz de transferir imunidade e fortalecer o bebê. As mães que doam ajudam esses bebês saírem mais rápido do internamento. Essa quantidade de leite coletada nesses oito meses é o suficiente para suprir a demanda, não temos estoque, então precisamos muito das doações”, detalha a coordenadora do aleitamento materno do hospital, Julia Parra.

Em média, o Banco de Leite conta com 75 doadoras ativas. Débora Lima, 25 anos, que deu à luz a primeira filha, a pequena Ana Lívia, hoje com dois meses é uma dessas doadoras. “Eu tenho muito leite. Aqui no hospital aprendi a fazer a retirada, que faço em casa e os bombeiros passam uma vez na semana pegando o leite. Como eu tive muito leite, queria ajudar de alguma forma. É maravilhoso, gratificante ajudar”, disse Débora.

continua após publicidade

A coordenadora ressaltou a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros para o andamento do projeto. “Eles passam toda semana nas casas das mamães buscando o leite e trazem para o hospital, onde é feito o processo de pasteurização”, disse.

Julia ainda explicou que o Banco de Leite não tem como função apenas para receber doações. O banco é também orienta e dá apoio às mães que têm qualquer tipo de dificuldade, dúvida ou dor no momento da amamentação. Em relação às doações, não é necessário ir pessoalmente até o Banco de Leite.

“Por causa da pandemia algumas pessoas estão com receio de vir até o hospital, então a mãe pode ligar no (43) 34201479 e fazer um cadastro por telefone, vamos enviar o vidro para a mãe, ela faz a coleta, depois os Bombeiros vão até a casa dela. O que precisamos é de mães com corações dispostos a doar” finaliza.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Hospital da Providência reforça importância da doação de leite materno"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!